Prof. da Qualittas faz cirurgia inovadora em Belo Horizonte para evitar que cão ampute a pata.

Uma cirurgia veterinária inovadora realizada no mês passado, em Belo Horizonte, evitou que um cachorro tivesse uma das patas amputadas. O pastor alemão Chico, de 11 anos, ficou com uma lesão crônica após uma cirurgia mal sucedida.

O animal sofreu um deslocamento irreversível da pata direita e passou por uma cirurgia que não deu certo e acabou com uma lesão crônica. Como sentia muita dor, a indicação era amputação. Até chegar nas mãos do professor da pós-graduação dos cursos de Ortopedia em Pequenos Animais, Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais e Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais da Faculdade Qualittas, Mário Rennó. 

Para o médico-veterinário, a sugestão inovadora foi a colocação de uma prótese ortopédica para manter sua qualidade de vida sem ter que mutilar o animal. “Queríamos dar a chance dele conseguir viver mais um pouco com esse membro sem ter que sofrer alteração de sobrecarga de peso em outro membro”, explicou o profissional.

A prótese foi colocada em São Paulo e Chico foi o primeiro animal a passar por esse tipo de cirurgia ortopédica, em Minas Gerais. Já nos primeiros dias, a técnica apresentou bons resultados. “Após 24 horas da cirurgia, ele já queria pisar e correr. Já quer fazer farra e se familiarizar com a prótese. Isso nos deixa feliz, está com vontade de viver novamente”, comenta o médico-veterinário.

Mas Chico vai ter que esperar mais um pouquinho na clínica. “É preciso cautela na recuperação do animal por ser um procedimento novo. É uma forma de estar inovando e ajudando na medicina veterinária com um implante novo”, completa o profissional.  Ficou interessado pelo tema e quer ficar por dentro das principais tendências dessa área? A Faculdade Qualittas oferece o curso de Pós-Graduação em Ortopedia em Pequenos Animais, acesse o link: www.qualittas.com.br/curso/ortopedia-em-pequenos-animais.

Assista a reportagem completa pelo link: https://noticias.r7.com/minas-gerais/balanco-geral-mg/videos/cirurgia-inovadora-evita-que-cachorro-tenha-pata-amputada-06052021

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos