Raça exibe charme a cada galope

A raça Mangalarga Marchador é tipicamente brasileira e surgiu há cerca de 200 anos na Comarca do Rio das Mortes, no Sul de Minas, através do cruzamento de cavalos da raça Alter – trazidos da Coudelaria de Alter do Chão, em Portugal – com outros cavalos selecionados pelos criadores daquela região mineira.

De acordo com o levantamento mais recente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), há cerca de 645 mil cavalos da raça em todo o Brasil, distribuídos por 17.800 criadores. A maior parte (55%) fica localizado em Minas Gerais, mesmo estado de origem da raça.

Em média, um exemplar simples desse cavalo custa 5 mil reais. Apesar disso, um único Mangalarga pode sair por 15 milhões de reais, dependendo da quantidade de prêmios e competições que ganhou ao longo do tempo. Fazendo uma simples comparação, é o mesmo valor de 500 carros populares.

Um exemplo de cavalo com esse preço tão alto é o Galante do Expoente, considerado o mais caro da raça no país. Pertencente a seis sócios; ele está localizado no Haras Zel, em Ouro Fino, no sul de Minas Gerais.

Para se ter uma ideia, esses animais tão caros são levados até com escolta para os eventos e exposições.  O Mangalarga Marchador, desde que surgiu há cerca de 200 anos no sul de Minas Gerais, vem sendo aperfeiçoado em sua marcha e morfologia (beleza e estrutura) e atualmente é reconhecido como uma das melhores raças do Brasil.

Foi com base nos diferenciais do Mangalarga Marchador – valorização no mercado, qualidade da marcha e da morfologia –, que a ex-presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12 975/14 que declara “a raça de cavalos Mangalarga Marchador como a raça nacional”.

O autor do projeto e criador da raça, deputado federal Arthur Maia, do partido Solidariedade (SDD-BA), justifica a lei dizendo que “era preciso reconhecer um cavalo como símbolo do país”. Sobre a decisão da ex-presidente, diz a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM):“Mais que uma demonstração de reconhecimento, o título representa uma importante conquista do setor, pois a iniciativa ajuda na promoção e fomento da raça”. “Além disso”, acrescenta, “é um reconhecimento a um cavalo que deixou fortes marcas na história e na cultura de nosso país, sobretudo em Minas Gerais. estado onde a raça surgiu”.

Outras qualidades da raça

O Mangalarga Marchador tem como função principal a marcha, que é distinta das outras encontradas nos demais marchadores do mundo. A marcha, que é o passo acelerado, se caracteriza por transportar o cavaleiro de maneira cômoda, pois não transmite nele os impactos ocorridos com os animais de trote.

O andamento do Mangalarga Marchador é acompanhado de outras importantes características. Ele é dotado de temperamento ativo e dócil e, por isso, pode ser montado por pessoas de qualquer faixa etária e nível de equitação e possui grande capacidade para percorrer longas distâncias e enfrentar desafios naturais.

Além disso, é um animal rústico, podendo ser criado somente em regime de pasto, diminuindo seu custo de produção e manutenção, facilitando seu manejo. A rusticidade é observada também na facilidade de adaptação a quaisquer terrenos e climas, como o tropical, temperado ou frio.

A fácil atuação do Mangalarga Marchador frente a obstáculos naturais demonstra sua aptidão inata para o trabalho e esportes em geral. No enduro, os animais da raça têm valorização crescente pela comodidade da marcha, que garante conforto ao cavaleiro, e pela resistência para percorrer longas distâncias.

ABCCMM e suas realizações

Fundada em 16 de julho de 1949, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) é uma entidade credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para fazer o registro genealógico oficial dos animais da raça Mangalarga Marchador.

Maior entidade de criadores de equinos de uma mesma raça na América Latina, a ABCCMM mantém, desde 1997, home-page na internet para uma melhor comunicação com seus associados e colaboradores, através do endereço eletrônico: www.abccmm.org.br. Diariamente o site recebe cerca de 30 mil acessos

Também presente e atuante nas Redes Sociais, possui perfil oficial verificado no Faceboook e no Instagram (@abccmmoficial). Na página do Instagram contabiliza-se 139 mil seguidores e no Facebook, 62 mil seguidores. Já em seu canal oficial do Youtube, possui 106 mil inscritos.

Em 2009, passou a produzir o programa televisivo Mangalarga Marchador TV (MMTV), transmitido aos domingos, pelo Canal Rural, de 19h às 20h. A ABCCMM possui, ainda, uma revista oficial. A publicação, de circulação nacional, direcionada aos associados está em sua 89ª edição.

Atualmente, a ABCCMM reúne mais de 18 mil associados ativos. Com 70 núcleos e associações regionais de criadores espalhados em todo o Brasil, o Mangalarga Marchador tem representações oficiais também no exterior: Alemanha, Itália, Estados Unidos e Argentina.

Entre Copas de Marcha e Exposições, são realizados, anualmente, mais de 250 eventos oficiais pelo país, além de 350 leilões (remates presenciais e online). A cada mês de julho, a ABCCMM promove a maior exposição de equinos de uma mesma raça na América Latina. Com participação de mais de 1.600 animais, a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador é considerada o maior evento privado da capital mineira. Durante a mostra passam pelo Parque da Gameleira mais de 200 mil visitantes.

Ficou interessado pelo tema e quer saber mais sobre esse universo, a Faculdade Qualittas oferece um curso sobre o Programa Nacional de Sanidade de Equídeos Caprinos e Ovinos. Acesse o link para mais informações: www.qualittas.com.br/curso/programa-nacional-de-sanidade-de-equideos-caprinos-e-ovinos.

Fonte Animal Bureau Brasil adaptado por Qualittas

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos