Atuação envolve monitoração e análise dos indicadores epidemiológicos

A dengue é uma arbovirose séria que afeta o ser humano em todo o mundo. É preocupante o surgimento anual de novas doenças, especialmente aquelas de origem animal e com capacidade de se espalhar geograficamente. Por isso, é essencial que a saúde única avalie e controle o agente causador da doença, desenvolvendo protocolos de prevenção para reduzir os casos e seus efeitos negativos.

Essa abordagem poderá resultar no controle e eventual erradicação de endemias e epidemias. Essa é a opinião do médico-veterinário e diretor da Faculdade de Medicina Veterinária Qualittas, Prof. Francis Flosi, em seu artigo publicado na Revista Cães & Gatos. O profissional destaca a importância dos médicos-veterinários na monitoração e análise dos indicadores epidemiológicos dessa doença.

Nesse sentido, o profissional destaca que os médicos-veterinários têm um papel importante na monitoração e análise dos indicadores epidemiológicos dessa doença. “Além disso, é responsabilidade deles propor medidas de prevenção da dengue, chikungunya e zika, mesmo que não estejam vinculados ao Programa Nacional de Controle da Dengue”, pontua.

A atuação dos médicos-veterinários engloba a promoção da saúde humana, animal e a preservação do meio ambiente, conforme consta na Constituição Federal e na lei de criação da Medicina Veterinária. As competências desses profissionais estão definidas na Lei Federal nº 5.517/1968.

A importância da Medicina Veterinária na saúde pública está na garantia da operacionalidade da vigilância veterinária em saúde, confirma Francis: “Essa área proporciona conhecimento e identificação de mudanças nos fatores determinantes do meio ambiente, que afetam a saúde humana. Com isso, é possível identificar medidas de prevenção, controle e minimização dos riscos ambientais associados a doenças e agravos à saúde”.

Ele ainda insere que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) reconhecem a atuação da Medicina Veterinária como uma das únicas profissões que trabalham com populações, não apenas indivíduos.

Como profissional com conhecimento abrangente em saúde animal, humana e ambiental, o médico-veterinário é fundamental, principalmente no caso de doenças como a dengue, que envolvem esses três elementos da saúde única. O médico-veterinário é o elo que, pela sua visão geral e conhecimento, consegue tratar o problema como um todo, alcançando resultados mais rápidos e eficazes para a comunidade, região e país”, finaliza o diretor da Qualittas.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos