Profissão foi regulamentada em 1933, pelo presidente Getúlio Vargas

No dia 9 de setembro, o Brasil comemora o Dia do Médico-Veterinário, uma data simbólica tendo por base o dia em que, no ano de 1933, o então Presidente da República, Getúlio Vargas, regulamentou a Medicina Veterinária como profissão. Desde então, a importância da profissão na sociedade continuou a crescer.

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV),existem 536 cursos no País contra  apenas 360 no resto do mundo. Os Estados Unidos possuem 32 escolas de Medicina Veterinária, enquanto a Europa inteira reúne 95 e a China, 22.

“Devemos nos comprometer com a educação contínua de qualidade. Colocam  jovens que, em sua maioria, não estão suficientemente preparados para enfrentar a vida animal e humanas, dada a importância do trabalho médico-veterinária em diversas áreas que afetam diretamente o bem-estar dos seres e do ambiente”, afirma o médico-veterinário e diretor da Faculdade Qualittas, Francis Flosi.

A ação desses profissionais não se limita ao cuidado sanitário com os animais, mas assume um papel social fundamental, abordando questões de saúde pública para garantir a prevenção e o controle de zoonoses, doenças que afetam os animais e podem infectar os humanos.

Dentre alguns exemplos de zoonoses estão: a raiva, dengue, leishmaniose e a febre maculosa, esta última com decreto de surto na região de Campinas, no interior de São Paulo, chamando a atenção para a alta taxa de mortalidade, segundo dados do Ministério da Saúde, contabilizando seis mortes e oito casos positivos neste ano.Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 60% das doenças infecciosas humanas têm origem nos animais. Atualmente, cerca de 200 doenças transmissíveis podem ser descritas como zoonose. As  principais causas dessas doenças são vírus, bactérias, fungos, parasitas e protozoários.

“A zoonose pode ocorrer pelo contato com secreções corporais como saliva, sangue, urina, fezes, ou por meio do contato físico como arranhaduras e mordeduras, ou pelo contato físico como arranhões e modridas , ou indiretamente por vetores como mosquitos, pulgas e carrapatos, ou ainda, pela ingestão de alimentos contaminados com secreções que contém microrganismos causadores de zoonoses”, explica Flosi.

“Os médicos-veterinários desempenham o papel de agente de saúde pública, que também atua no controle de zoonoses nas clínicas de pequenos animais e nas equipes do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste cenário, eles são essenciais para a ação da Saúde Única, que engloba a saúde animal, humana e ambiental”, diz Flosi. “Seja qual for a área de atuação, o médico-veterinário deve diagnosticar e indicar medidas de prevenção e controle de zoonoses”, completa o especialista.

Para ler as matérias na íntegra, acesse os links

:https://caesegatos.com.br/brasil-tem-o-maior-numero-de-cursos-de-veterinaria-do-mundo/#:~:text=O%20Brasil%20comemora%20o%20Dia,Get%C3%BAlio%20Vargas%2C%20regulamentou%20a%20profiss%C3%A3o.

https://diariocampineiro.com.br/brasil-e-o-pais-com-mais-cursos-de-veterinaria-do-mundo/

https://horacampinas.com.br/brasil-e-o-pais-que-concentra-mais-cursos-de-veterinaria-do-mundo/

https://gazetadasemana.com.br/noticia/132614/brasil-e-o-pais-com-mais-cursos-de-veterinaria-do-mundo

https://jornaldobelem.com.br/noticia/17310/brasil-e-o-pais-com-mais-cursos-de-veterinaria-do-mundo

Parabéns a todos os médicos-veterinários pelo seu dia!

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos