Conceito aborda integração entre a saúde dos seres humanos, dos animais e do meio ambiental, cuidando de todo ciclo da vida; médicos-veterinários vêm ajudar no controle de futuras pandemias

Com a pandemia do novo coronavírus, a necessidade de processos de Saúde Única foi escancarada entre 2020 e 2021.  Apesar do termo ser pouco conhecido fora da área da saúde, a Saúde Única (originário do inglês One Health) trata da interconexão entre a saúde dos seres humanos, dos animais e do meio ambiente, além da adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades, relacionado à saúde pública.

Com as mudanças na vida das pessoas em virtude da Covd-19, o sentido de olhar o todo se tornou fundamental para garantir níveis excelentes de saúde. A médica-veterinária e coordenadora do núcleo do Rio de Janeiro da Faculdade Qualittas, Ana Cristina Ramos Porto Mendes lembra que, apesar de o termo Saúde Única ter surgido no século 19, nos últimos anos e, em especial, de 2020 para este ano, o conceito ganhou destaque. “É um assunto que já vem sendo abordado, mas este ano a Saúde Única veio mais à tona, com a suspeita de que a pandemia possa ter vindo em função da ingestão do morcego contaminado. Embora seja um assunto muito abordado, ainda precisa ser mais disseminado entre a população”, explica a Prof. Ana Cristina, que agora faz parte da Comissão de Saúde Única do Estado do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ).

Como uma forma de conscientizar a população da importância da defesa da saúde humana, animal e ambiental, no dia 3 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Saúde Única, sendo a quinta edição da campanha. Segundo a prof. Ana Cristina, o médico-veterinário, ao abraçar e ligar os três aspectos dessa cadeia, é um dos profissionais mais completos do mundo. “Ele tem o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade. “, pontua a profissional.

Nas várias etapas da produção do alimento de origem animal, o médico-veterinário está presente, atuando no manejo do pasto que serviu de alimento ao animal, trabalhando na prevenção de doenças transmissíveis ao ser humano e garantindo a qualidade do produto final. Há ainda diversos tipos de zoonoses que podem ser adquiridas pelo consumo de carnes ou leite contaminados ou por meio de resíduos que podem contaminar o meio ambiente.

Compreende-se, portanto, que estes profissionais atuam além da saúde animal. Essa interdisciplinaridade da Medicina Veterinária tem sido reforçada desde 2011, quando os médicos-veterinários passaram a fazer parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), atuando ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à Saúde nos municípios brasileiros.

De acordo com a Prof. Ana Cristina, a conquista veio graças a constantes ações do CFMV junto ao Ministério da Saúde e no Congresso Nacional. Dentro do NASF, o médico- veterinário realiza visitas domiciliares para fazer diagnóstico de riscos, possibilita educação em saúde, ou seja, vai muito além do controle de zoonoses.

Por meio de sua Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária, o CFMV tem trabalhado pela consolidação da atuação deste profissional no NASF, destacando a fundamental participação desse profissional na saúde pública, contribuindo para a prevenção de doenças e conscientizando médicos veterinários, gestores e a sociedade sobre o papel da profissão na saúde das populações.

Pensando na atuação indispensável do médico-veterinário na saúde humana, animal e ambiental, a Comissão de Saúde Única do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) adotou a Saúde Única como mote de sua campanha do Dia do Médico Veterinário de 2015 para lembrar a importância da aplicação do conceito no Brasil e do trabalho multidisciplinar na atuação do médico veterinário. “A campanha vem para mostrar que a atuação do médico-veterinário está presente em diversos detalhes do cotidiano das pessoas e que suas ações podem fazer a diferença na saúde global”, diz a Prof. Ana Cristina.

Entretanto, as diversas áreas são consideradas e trabalhadas separadamente. As pessoas, os técnicos, os profissionais e os cientistas têm dificuldades de enxergar a saúde de forma global, na manutenção de saúde humana, animal e ambiental dentro do conceito único.

O relatório publicado recentemente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária (ILRI) aponta dez recomendações para evitar o surgimento de novos surtos de doenças zoonóticas. Os autores identificam a Saúde Única, que une conhecimentos em saúde pública, veterinária e ambiental, como o melhor método para prevenir e responder aos surtos de doenças zoonóticas e pandemias. São elas:

1 – Investir em abordagens interdisciplinares, como a Saúde Única;

2 – Incentivar pesquisas científicas sobre doenças zoonóticas;

3 – Melhorar as análises de custo-benefício das intervenções para incluir o custo total dos impactos sociais gerados pelas doenças;

4 – Aumentar a sensibilização sobre as doenças zoonóticas;

5 – Fortalecer o monitoramento e a regulamentação de práticas associadas às doenças zoonóticas, inclusive de sistemas alimentares;

6 – Incentivar práticas de gestão sustentável da terra e desenvolver alternativas para garantir a segurança alimentar e meios de subsistência que não dependam da destruição dos habitats e da biodiversidade;

7 – Melhorar a biossegurança, identificando os principais vetores das doenças nos rebanhos e incentivando medidas comprovadas de manejo e controle de doenças zoonóticas;

8 – Apoiar o gerenciamento sustentável de paisagens terrestres e marinhas, a fim de ampliar a coexistência sustentável entre agricultura e vida selvagem;

9 – Fortalecer a capacidade dos atores do setor de saúde em todos os países;

10 – Operacionalizar a abordagem da Saúde Única no planejamento, implementação e monitoramento do uso da terra e do desenvolvimento sustentável, entre outros campos.

Daí destacamos o papel do médico-veterinário atuando na prevenção de futuras pandemias, pois em basicamente todas as 10 recomendações são de atuação deste profissional.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos