Qualittas promove Live- Hora do Petisco sobre alerta e prevenção ao câncer de mama

Assim como ocorre no organismo humano, cães e gatos também podem sofrer de câncer de mama. Em alusão ao Outubro Rosa, mês em que a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama procura conscientizar as mulheres da importância de adotar medidas preventivas, a Faculdade Qualittas abraça a campanha Outubro Rosa Pet e chama atenção para que o cuidado também se estenda aos animais de estimação.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a doença apresenta alta incidência em cadelas, cerca de 45%. Nas gatas, a incidência é menor, cerca de 20%.

Inspirado no movimento da campanha, o mentor e Prof. da Pós-Graduação em Oncologia Veterinária da Faculdade Qualittas, Carlos Eduardo Rocha (Kadu), vai destacar a importância da prevenção e orientação sobre esse assunto tão sensível na Live-Hora do Petisco- Prevenção ao Câncer de Mama, amanhã, dia 20, às 12h, no Instagram da Qualittas (@qualittas).

Diferente do que muitos ainda acreditam, a castração precoce antes do primeiro cio não é recomendada em fêmeas da espécie canina. “Há que se considerar a raça, porte físico e particularidades individuais de cada pet, sendo que isto deve ser feito através da avaliação do médico-veterinário, além disso, outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento do câncer, como o uso de contraceptivos e a obesidade”, diz o especialista.

Muitas vezes, o problema é silencioso e, por isso, é preciso estar atento aos sinais do pet e fazer as visitas periódicas ao médico-veterinário.

O diagnóstico e tratamento precoce da lesão, assim como nos humanos, é também a melhor forma de proporcionar um prognóstico e, talvez a possibilidade da cura do tumor.

E, você registra os dados de saúde do seu pet? Segundo pesquisas, apenas 30% dos tutores têm esse cuidado, que pode ajudar a prevenir tumores e outras doenças.

Gostou do tema? Então já marca na agenda e participe da Live!   

Siga nosso perfil e receba a notificação do ao vivo.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos