Warning: Declaration of ElementorPro\Modules\Payments\Classes\Payment_Button::render_button($tag = 'a') should be compatible with Elementor\Widget_Button::render_button(?Elementor\Widget_Base $instance = NULL) in /home/qualittas/public_html/blog/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/payments/classes/payment-button.php on line 15
Campanha destaca prevenção contra o câncer de mama e orientação aos tutores

Mundialmente conhecido, o mês de outubro é marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado desde os anos 90, e tem como objetivo promover a conscientização sobre o câncer de mama. Vulneráveis também por essa enfermidade, cães e gatos devem receber a atenção dos tutores e, por isso, a conscientização proposta do Outubro Rosa Pet destaca a importância da prevenção e orientação sobe esse assunto tão sensível.

Inspirado no movimento da campanha, o Mentor e Prof. da Pós-Graduação em Oncologia Veterinária da Faculdade Qualittas, Carlos Eduardo Rocha, há 11 anos, abraçou a causa e contribui para a ação voltada mais na área da Medicina Veterinária. “O rosa do nome do movimento faz referência ao famoso laço cor-de-rosa lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, responsável por organizar a 1ª Corrida pela Cura, em Nova York, em 1990, sendo a maior organização mundial de câncer de mama encarregada de realizar pesquisas sobre o assunto. Ainda não temos um grande engajamento assim na Medicina Veterinária, promover eventos para angariar fundos objetivando ações e pesquisas, mas o caminho está sendo traçado”, afirma o médico-veterinário.

Sabemos hoje da importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura do câncer de mama, segundo tipo mais prevalente entre mulheres. Nos animais de estimação, as fêmeas também são as com maior incidência. “O câncer de mama é o tumor mais frequente nas cadelas, cerca de 62% são malignos e acomete na maioria das vezes as mamas abdominais caudais e inguinais”, explica o oncologista. Já nas gatas, a realidade é bem diferente. “Ele é terceiro tipo de câncer mais comum, nesta espécie, porém seu comportamento biológico é muito diferente quando comparado às cadelas, onde 90 % do total são malignos e muitas gatas já apresentam metástases no momento do diagnóstico”, explica o Prof. Carlos Eduardo, que ressalta a força do engajamento acadêmico de qualidade para o sucesso da ação. “Pensar em prevenção é pensar em atitudes que devem ser fomentadas por uma instituição de ensino de qualidade, como a Faculdade Qualittas, de seu Corpo Docente do Curso de Oncologia e de seu braço mais próximo ao público em geral, a Clínica Veterinária Qualittas”, pontua o especialista.

Segundo o Prof. Carlos Eduardo, a melhor maneira da prevenção é através da castração, porém com alguns alertas. “Diferente do que muitos ainda acreditam a castração precoce antes do primeiro cio não é recomendada em fêmeas da espécie canina. Há que se considerar a raça, porte físico e particularidades individuais de cada pet, sendo que isto deve ser feito através da avaliação do profissional médico-  veterinário”, diz o oncologista. Além disso, outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento do câncer, como o uso de contraceptivos e a obesidade.

Já na espécie felina, as gatas devem ser castradas precocemente, se possível antes do primeiro cio, porém uma vez mais há que se considerar fatores clínicos avaliados pelo profissional veterinário.

Envolvido na campanha que criou, em 2010, com o slogan “UM AFAGO QUE VALE UMA VIDA”, o Prof. destaca ainda que a ação tem o objetivo de levar todas as informações aos tutores e orientá-los do exame periódico de seus pets e acima de tudo, estimular o contato, o toque o afago com carinho. “Isso vale um balançar de cauda, um ronronar, UMA VIDA”, finaliza o oncologista.

Para os interessados no assunto, a Faculdade Qualittas vai promover um VetCast no dia 14 de outubro, às 20h, sobre o Rosa Pet com a presença dos professores Carlos Eduardo Rocha, Flávio Luiz Telles, Marília Gabriele e Bruno Roque. Já, no dia 15, na Clínica Veterinária Qualittas, em São Paulo, o público contará com um dia de prevenção e exames em cadelas, com brindes de parceiros.

Acompanhe nas redes sociais o Movimento Outubro Rosa Pet da Faculdade Qualittas, seu engajamento vale uma vida.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos