Muitas pesquisas indicam que os animais, em especial os cães, sentem, sim, a perda dos tutores

Quando falamos sobre a nossa conexão com os animais, muitas vezes esquecemos de mencionar como eles também experimentam emoções poderosas – incluindo o luto. Um fenômeno fascinante e emocionante é como os nossos bichinhos de estimação podem sentir a perda de um dono querido.

Para explicar melhor esse tema, a médica-veterinária comportamentalista Simone Bergamini, professora da Pós-Graduação da Faculdade Qualittas, concedeu entrevista a diversos veículos no Sul. De acordo com a especialista, apesar de o tema ainda não ser consenso na comunidade científica, muitas pesquisas indicam que sim, os animais, em especial os cães, sentem a perda dos tutores.

“Os cães criam vínculos muito profundos com os seres humanos e alguns estudos já comprovaram que eles respondem à ausência do tutor, muitas vezes com alterações emocionais e comportamentais”, destaca Simone.

Ela explica que as mudanças podem ocorrer principalmente se a pessoa que morreu era com quem o cão mais interagia. “Se era a pessoa com quem o animal tinha um forte apego e há uma quebra repentina desse vínculo, o cão pode sentir a ausência e ficar mais ansioso ou mais triste e, em alguns casos, até apático”, ressalta Simone Bergamini. Além da ausência da pessoa querida, também ocorre uma mudança da rotina do animal, com a ausência do companheiro de brincadeiras, passeios e afetos.

E não são apenas dos humanos que os cães sentem falta. Uma pesquisa realizada em 2022 constatou que eles também respondem à ausência de outros cães com quem convivia. Entre os sinais que o animal pode apresentar com a morte do tutor está a perda de apetite, estado mais apático e a busca de pertences e do odor da pessoa ausente. 

Por isso, o ideal, segundo a médica-veterinária, é tentar manter a rotina do animal como era antes da morte do tutor e, se possível, ter uma pessoa de referência na família que possa ajudá-lo neste retorno das atividades.

“O mais importante neste momento, seja pela perda de um humano ou de outro animal, é termos compreensão e darmos muito amor ao animal, para que novos vínculos de apego, amizade e confiança possam ser criados”.

Para ler as matérias na íntegra, acesse os links:

https://www.bonde.com.br/pets/noticias/pets-tambem-passam-por-processo-de-luto

http://diariodonoroeste.com.br/pets-tambem-passam-por-processo-de-luto/

https://gazetacentrosul.com.br/pets-tambem-passam-por-processo-de-luto/

Se interessou pelo tema? A Faculdade Qualittas possui diversos cursos focadas nesta especialização, acesse nosso site www.qualittas.com.br.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos