Mico-leão-dourado é visto no Rio após 100 anos

Um século depois um mico-leão-dourado foi visto e fotografado pelos biólogos Iuri Veríssimo e Monique Medeiros, na Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. O animal foi flagrado juntamente com um grupo de saguis-de-tufo-branco.

O mico-leão-dourado é uma espécie de primata exclusiva da Mata Atlântica brasileira, e é também o símbolo da nota brasileira de R$ 20. Hoje, existem cerca de 3.200 micos vivendo livremente, com todas as populações concentradas em alguns poucos municípios do interior do Rio de Janeiro, sendo as maiores nas Reserva de Poço das Antas e Reserva Biológica União. A equipe de pesquisadores calcula que há aproximadamente 50 km² de florestas de baixada (entre 100–300 m) bem preservadas, que são o habitat preferido do mico-leão-dourado.

Ele está na lista de animais ameaçados em extinção e, agora, de acordo com o biólogo responsável pela gestão ambiental do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica/Estação Biológica, Ricardo Moratelli, é necessário descobrir a origem desses animais e avaliar se foram trazidos e soltos de outra região e soltos neste local ou se são remanescentes de uma população local.

(Fonte: www.em.com.br – foto ilustrativa)

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos