Estudo aponta que cães foram domesticados há 19 mil anos

Que os cães vieram dos lobos selvagens, nenhum estudioso tem dúvida. O que de fato sempre foi algo impreciso é o período em que ocorreu a domesticação desses animais. A teoria mais aceita é que isso tenha acontecido há mais ou menos 10 mil anos atrás.

Porém, um novo estudo feito pela Universidade da Califórnia em Los Angeles mostra que a data seria bem anterior à apresentada até então: a domesticação teria ocorrido mais perto de 19 mil anos atrás, na Europa.

Os pesquisadores compararam os genomas mitocondriais de 18 canídeos pré-históricos com 49 lobos modernos, 77 cães modernos de uma variedade de raças: três de cães chineses antigos e quatro coiotes. A partir destas informações, os estudiosos fizeram uma árvore filogenética para determinar quando aconteceu a domesticação.

domesticado

Os dados apontaram que quatro entre cinco raças modernas vieram graças à seleção artificial nos últimos séculos. Os restos mortais mais antigos que lembram cães modernos foram encontrados na Rússia, em torno de 15 mil anos atrás, apesar dos restos de lobos mais antigos terem 36 mil anos e foram encontrados na Europa.

Ainda permanece um mistério como os humanos antigos foram capazes de domesticar uma espécie tão violenta e agressiva, mas a ideia mais aceita aponta que, graças aos homens e mulheres da época serem caçadores-coletores, parte dos lobos acabaram se concentrando na enorme quantidade de restos de caça deixados por aí. É possível então que estes lobos tenham se tornado menos territoriais com os humanos, ficando cada vez mais confortáveis, até que a amizade foi feita.

Mesmo assim, ainda existem muitas perguntas sem resposta para o passado canino. Pesquisas futuras devem comparar os genomas nucleares de mais cães, que são incrivelmente complexos.

Fonte: Animal Planet
Foto: Revista Galileu

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos