Associação positiva ajuda a proteger cães do barulho dos fogos de artifício

Fim de ano é época de fogos de artifício e, consequentemente, barulhos que incomodam os cachorros. É comum eles ficarem extremamente agitados e com medo, mas saiba que é possível protegê-los desse sofrimento.

Apesar dos cães terem a audição quatro vezes mais apurada que a dos humanos, o que mais os deixa incomodados e assustados é o fato de não saberem de onde aquele barulho vem. É como se fosse uma punição despersonalizada, que vem do nada.

O problema nem é tanto a audição, mas o desconhecido. É diferente de desenvolver medo do liquidificador, em que o cão nota que é aquele o objeto responsável pelo barulho. Com os fogos não é assim.

Mas é possível minimizar o sofrimento do animal relacionando o som dos fogos de artifício, desagradável para a maioria dos cachorros, à crença de que algo divertido vai acontecer. É a ideia de criar e reforçar a associação positiva – de prazer com o som.

Uma dica para começar a tratar os temidos rojões e fogos é fazer o cão já gastar energia – com longos passeios, por exemplo – na véspera do réveillon ou de um jogo de futebol. Deixá-lo ficar mais dentro de casa nesses dias também ajuda.

Outra saída é comprar um CD com ruído de fogos e colocá-lo para tocar, aos poucos, na hora em que o cão estiver se alimentando. Isso ajuda a trabalhar a ideia de prazer na cabeça do animal.

cao fone

Tratamento

Quando não tratado, o medo dos “estrondos” pode levar o animal até a se machucar. Um cachorro que seja acostumado a ficar do lado de fora da casa pode se jogar contra uma porta de vidro ou sangrar a pata de tanto tentar entrar em casa.

Quando o caso é severo, o ideal é procurar a ajuda de um profissional que detecte a intensidade do temor e indique um tratamento.

Fonte: IG
Foto: Thinkstock/Getty Images

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos