Animais morrem devido à seca no nordeste

A seca que há três anos castiga o Nordeste está acabando com as árvores e animais selvagens. Por falta de comida, no interior do Piauí, as onças estão saindo dos parques nacionais para caçar nos vilarejos vizinhos.

Enquanto os predadores caçam fora do parque, os moradores dos vilarejos, que sofrem com uma estiagem de três anos, invadem a Reserva Nacional da Serra das Confusões em busca do que comer. Nem o tamanduá bandeira escapa – bicho que está na lista oficial de extinção. Em um abrigo natural há ossos de pelo menos quatro animais.

seca

Os pesquisadores que monitoram os répteis da região há dois anos estão preocupados, pois algumas espécies com ocorrência bem abundante no primeiro ano, nesse segundo ano com a seca mais proeminente não estão caindo nas armadilhas.

Até 2010, a média de chuva na região era de 600 milímetros por ano. Em 2012 caiu para 200 milímetros. Os animais mais resistentes à seca também não fogem do perigo. Se a seca se prolongar por muitos anos, essas populações podem flutuar a ponto de eles não se restabelecerem e ocorrer uma extinção local ou algo nesse sentido.

Fonte: G1
Foto: reprodução

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos