A classificação da Insuficiência Cardíaca visa no tratamento da Endocardiose

Uma das maiores causas da insuficiência cardíaca, a Endocardiose é uma cardiomiopatia muito comum em cães de pequeno porte e idosos, ocasionalmente, podendo acarretar em animais de grande porte. Essa doença surge com o passar dos anos, através do processo degenerativo valvular, ou seja, das válvulas atrioventriculares.

No Entre Clínicas, o professor dos módulos de Cardiologia Veterinária, o Dr. Rodrigo Franco apresenta dois padrões nos sinais clínicos: o primeiro de um paciente com uma insuficiência cardíaca esquerda e o segundo com o predomínio da válvula tricúspide.

Ele fala que no primeiro caso o “paciente vai ter tosse, cansaço fácil, dificuldade respiratória, sendo que muitas vezes a respiração fica ofegante”. E o animal que sofre com o predomínio da válvula tricúspide, além de apresentar sinais de cansaço fácil, terá a perda de peso e um quadro de síncope, ou seja, perda temporária da consciência devido à diminuição do fluxo sanguíneo cerebral, o que representa um quadro significativo e preocupante para o paciente.

No vídeo abaixo, o professor ainda ressalta a importância de classificar previamente a insuficiência cardíaca nos casos da Endocardiose.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos