Principal motivo para o excesso de peso nos pets é o sedentarismo associado à má-alimentação

Ver o pet rechonchudo exibindo a barriga para ganhar um afago é uma das cenas mais engraçadinhas que os tutores presenciam, não é mesmo? Porém, por trás dessa fofura exagerada, se esconde um problema cada vez mais comum hoje em dia: a obesidade em animais de estimação.

Apesar de muitos tutores acharem bonito que o gato ou cão estejam gordinhos e bem alimentados, nem sempre a fofura é sinal de saúde. Assim como ocorre nos seres humanos, há muitos riscos associados à obesidade e é preciso controlar a alimentação dos pets para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas.

Para alertar sobre esse tema, a médica-veterinária e coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia e Metabologia da Faculdade Qualittas, Ana Cristina Nery de Castro, concedeu entrevista a diversas mídias no Sul. .

“A obesidade é um fator de risco para o surgimento de diversas doenças crônicas que podem prejudicar a qualidade de vida dos cães e gatos. As mais comuns são as doenças cardiovasculares, o diabetes mellitus e o aumento de colesterol e triglicerídeos. Mas há casos também de alterações reprodutivas, mudanças no comportamento, problemas de pele e nas articulações”, destaca Ana Nery.

De acordo com ela, o principal motivo para o excesso de peso nos pets é o sedentarismo associado à má-alimentação. “Muitos tutores humanizam os pets e acabam condicionando o animal a receber recompensas em alimentos a cada comando ou comportamento correto que realizam. Isso altera a relação que eles têm com o alimento e faz com que queiram comer o tempo todo”, explica.

Para ler as matérias na íntegra, acesse os links

https://www.jornaljctorres.com/noticia/1294/torres/noticias/voce-sabe-se-seu-pet-e-fofo-ou-obeso.html

https://valemaisnoticia.com.br/2023/08/24/voce-sabe-se-seu-pet-e-fofo-ou-obeso/

:https://valedospets.com.br/voce-sabe-se-seu-pet-e-fofo-ou-obeso/

https://saomarcosonline.com/mundo-pet/voce-sabe-se-seu-pet-e-fofo-ou-obeso/

https://paranashop.com.br/2023/08/voce-sabe-se-seu-pet-e-fofo-ou-obeso/

https://www.folhadepalmeira.com.br/noticia/voce-sabe-se-seu-pet-e-fofo-ou-obeso

https://portallitoralsul.com.br/voce-sabe-se-seu-pet-e-fofo-ou-obeso-medica-veterinaria-explica/

https://jornalcolabore.net/2023/08/26/fofo-ou-gordo-descubra-se-o-seu-pet-esta-saudavel/

https://www.cocal360.com.br/voce-sabe-se-seu-pet-e-fofo-ou-obeso/

Se interessou pelo tema? A Faculdade Qualittas conta com diversos cursos voltado a nutrição e endocrinologia. Acesse nosso site www.qualitas.com.br

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos