Importância na nutrição dos cães e gatos

Data lembra que uma boa manutenção da saúde depende da ingestão de nutrientes de forma balanceada, seja para prover suporte à manutenção diária ou para modulação nutricional celular correta em casos de enfermidades.

Considerados como membros da família, manter uma boa alimentação dos pets vai muito além de oferecer apenas comida. Hoje é celebrado o Dia Nacional da Nutrição, e tem um importante papel na conscientização sobre a necessidade desse aporte adequado de nutrientes essenciais para a vida humana ou animal, sejam os macronutrientes (proteínas, lipídeos e carboidratos) ou os micronutrientes (minerais e vitaminas).

Uma dieta saudável deve incluir nutrientes essenciais para o bom funcionamento de todas as partes do corpo, o que influencia, também, na qualidade de vida e longevidade dos animais de estimação. Uma alimentação adequada associada a uma correta suplementação tem potencial para atuar na prevenção e ser coadjuvante ao tratamento de doenças crônicas, como diabetes, além de prevenir a obesidade e até mesmo alguns tipos de câncer. Segundo o médico-veterinário Ronald Glanzmann, com experiência em nutrição clínica, assim como na medicina humana, a saúde e alimentação e suplementação estão intrinsecamente relacionadas, atuando na longevidade, prevenção de doenças e bem-estar, além de serem coadjuvantes aos tratamentos.  “A nutrição também está associada à maior produtividade dos animais, sendo de extrema importância em criações. Cada animal possui necessidades específicas, as quais são intensivamente estudadas ao longo da graduação de Medicina Veterinária e Zootecnia”, diz Glanzmann.

Em tempos de pandemia, o médico-veterinário acredita que a nutrição animal pode vir a auxiliar na saúde dos pets. “Com a pandemia, muitos locais estão sofrendo restrições e até mesmo proibidos de funcionar. Os parques eram locais onde as pessoas costumavam levar seus cachorros para passear, estimulá-los ao exercício e expô-los à luminosidade natura do sol, situações de extrema importância para nossos amigos de quatro patas”, afirma o especialista.

Outro fator é que muitos tutores têm medo de sair de casa, às vezes por morar com alguém ou por serem classificados como grupo de risco da covid-19, e assim, as visitas ao médico-veterinário são menos frequentes. O conjunto da obra pode levar a déficits na saúde dos pets, que nem sempre são visíveis aos olhos do proprietário, mas estão presentes. “A nutrição pode atuar nesse âmbito, suprindo as necessidades dos animais, que podem estar deficitárias nesse momento caótico. Os suplementos podem repor o que falta, e melhorar o que os animais já têm, mantendo-os saudáveis mesmo em períodos de crise. Em tempos de pandemia, é fundamental manter a modulação da imunidade em alta e promover ações de biossegurança no animal e no ambiente, com desinfetantes padrão ouro”, afirma o médico-veterinário.

Na hora de escolher o alimento deve se atentar às exigências nutricionais do seu animal, ou seja, buscar o alimento próprio para a espécie (canina e felina) e para as diferentes fases de vida (filhote, adulto, sênior). “Além da escolha do melhor alimento é fundamental que os forneça em quantidades adequadas. Para isso, existe a recomendação do fabricante que ajuda muito nesse momento. No entanto, existem variações individuais entre os animais, nesse caso um cálculo de caloria deve ser realizado por um nutrólogo, principalmente se deseja adicionar petiscos na alimentação”, explica Glanzmann. Isso porque o super consumo, isso é comer mais calorias do que seu pet está gastando com atividade física pode contribuir para o aparecimento da obesidade. E já foi estabelecido que animais obesos podem ter sua vida reduzida em até dois anos.

Para o profissional, o tratamento para obesidade é baseado na escolha da dieta ideal, com controle de calorias e estímulo à prática de atividade física. O acompanhamento durante o período de perda de peso é fundamental. “Nesse momento o nutrólogo reajustar as quantidades de alimento, avalia se a taxa de perda de peso do seu animal está correta e esclarece dúvidas”, aponta o médico-veterinário.

Muitos tutores que iniciam a perda de peso dos animais seguindo recomendações dos rótulos de ração e desistem no meio do processo. “Isso porque apresentam dificuldade no acompanhamento do processo e muitas vezes oferecem alimentos a mais que podem fazer com que o animal não consiga perder peso. Além disso, se a perda de peso não for realizada de forma correta o animal pode não perder o peso adequado, apresentar deficiências nutricionais e ter perda de massa muscular”, completa o especialista.

Atualmente, muitas pessoas estão buscando fornecer comida caseira para os pets, por acreditar que é uma opção mais saudável e poder cozinhar para eles como gesto de carinho. Caso você escolha alimentar seu animal com dieta caseira é fundamental que busque auxílio com especialista, pois além das variações de espécie, idade e exigências individuais. “É importante que nos asseguremos que o pet está consumindo todos os nutrientes que necessita. E para isso o nutrólogo possui treinamento e conhecimento de quais alimentos são permitidos, como devem ser preparados e principalmente adicionar a suplementação correta”, diz Glanzmann.

A nutrição auxilia no tratamento de diversas doenças como doença renal crônica, urolitíase, câncer, obesidade, doenças endócrinas entre outras. Procurar um nutrólogo quando seu animal possui uma doença ameniza em muitos casos os sintomas e evita a progressão da doença.

A Qualittas possui pós-graduação em nutrição de cães e gatos. Saiba mais sobre nossos cursos na área de nutrição animal.

Fonte : CFMV por Qualittas

 

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos