Peste Suína Clássica: São Paulo mantém o status de zona livre
Fonte: Pork World

O estado de São Paulo mantém o status de zona livre para a peste suína clássica (PSC), conquistado em janeiro de 2001. A declaração foi feita pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Instrução Normativa nº 26, publicada o último dia 18 de julho.

São Paulo tem uma população de suídeos estimada em um milhão de cabeças e realiza, a cada dois anos, o inquérito soroepidemiológico  em criatório de suídeos para comprovar a ausência da circulação do vírus da PSC, com vistas à manutenção do status de zona livre.

O último inquérito foi realizado no segundo semestre de 2012. Foram realizadas 1.929 colheita de soros, em 320 propriedades, de 164 municípios, envolvendo 38 Escritórios de Agropecuária (EDAs).

Segundo Silvio Roberto Thimoteo Borges, médico veterinário da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, responsável pelo Programa Estadual de Sanidade de Suídeos, “a manutenção deste status beneficia o criador paulista e o Estado como um todo, e demonstra a preocupação com a sanidade dos suídeos, com foco nas exigências impostas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”.

Além do estado de São Paulo foram declarados como zona livre de peste suína clássica os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Rondônia, Acre, Distrito Federal e os municípios de Guajará, Boca do Acre, Canutama e Lábrea do estado do Amazonas.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos