Odontologia Veterinária

A doença periodontal caracterizada por acúmulo de placa bacteriana, mau hálito, formação de cálculo dental, inflamação e perda das estruturas de suporte do elemento dental, desconforto e dor, culminando com a perda de dente, é uma das doenças infecciosas de maior prevalência em cães e gatos. Além dos efeitos locais, a doença pode afetar estruturas adjacentes, como olhos e cavidade nasal e gerar alterações sistêmicas decorrentes de fenômenos como bacteremia, anacorese e liberação de mediadores da inflamação que podem levar ou agravar lesões em órgãos distantes, como coração, fígado e rins, contribuindo negativamente ao controle de doenças sistêmicas como o Diabete Militus.

A odontologia veterinária vem se desenvolvendo muito nas últimas décadas e mesmo assim a doença periodontal ainda é um desafio. A maioria dos tratamentos odontológicos não são suficientes para restaurar a saúde bucal. Esses tratamentos focam a aparência e não a saúde oral e usam como principal parâmetro para avaliar a doença, a quantidade de ‘’tártaro’’ (cálculo dental).

A principal causa da doença periodontal é o acúmulo de placa bacteriana supra e sub-gengivalmente. No começo, a fase é reversível desde que haja a remoção e controle da placa. Se o tratamento não for efetuado, o aumento da quantidade de bactérias e a inflamação na gengiva agravam ainda mais o caso e levam a doença para uma fase irreversível chamada de periodontite.

O tratamento odontológico veterinário é um componente essencial em um plano de saúde preventiva. O profissional de qualidade é necessário para promover uma ótima condição de saúde e qualidade de vida e por isso, a principal ferramenta para a prevenção da doença periodontal.

+Atualização em Odontologia Veterinária

+Curso Online de Odontologia Veterinária

 

FONTE: Nosso Clínico

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos