Micose Pulmonar atinge 40 cidades no Piauí

Quase 40 municípios do Piauí já tiveram registro de micose pulmonar, transmitida por um fungo que fica no solo. Mais de 100 casos já foram identificados. O fungo fica depositado no tatu, animal silvestre muito consumido e comercializado na região e que transmite a doença aos humanos.

No Piauí, o comércio ilegal de caças com animais silvestres é comum. O manejo do animal pode transmitir diversas doenças para os seres humanos. O Ibama alerta que a população não deve consumir carne de tatu. Além da micose pulmonar, estudos recentes mostraram que a carne desse animal pode transmitir também hanseníase. O tatu ainda é reservatório da Doença de Chagas e de outras verminoses.

Esses animais em seu habitat natural participam do processo de manutenção do equilíbrio ambiental. Quando são levados até residências, o risco de contaminação eleva-se, devido ao contato direto entre o ser humano e animal silvestre.

Em 2011, 1689 animais silvestres foram capturados pelo Ibama.  A grande maioria são aves (84%), seguidos por répteis e mamíferos.

Fonte: 180 Graus

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos