Gatos foram domesticados há mais de 5 mil anos, diz estudo

Uma pesquisa feita na Universidade de Washington relevou que gatos que viveram em um vilarejo chinês há mais de 5 mil anos colaboram com a principal teoria sobre como os felinos selvagens tornaram-se os gatos domesticados que conhecemos nos dias de hoje. De acordo com a tese, foi o apetite dos felinos que os colocaram no caminho da domesticação.

gatinho

O grão armazenado pelos antigos agricultores no Oriente Médio funcionava como um ímã de roedores, e isso atraía gatos selvagens aos vilarejos. Ao longo do tempo, esses animais se adaptaram à vida nos vilarejos e se tornaram mais dóceis ao redor dos humanos. Apesar de o fato ter acontecido naquela região, ossos encontrados em vilarejos da China também apoiam a ideia de que os felinos assumiram a função de controle de pestes na antiguidade, segundo a pesquisadora Fiona Marshall, uma das autoras da pesquisa.

Pouco se sabe sobre a história desses felinos naquela época. A primeira evidência de gatos domesticados só foi aparecer muito depois do período analisado, há cerca de 4 mil anos, quando eles começaram a aparecer na arte egípcia.

Fonte: G1

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos