Nova espécie de anta é descoberta no Brasil

Uma nova espécie de anta (Tapirus kabomani) foi encontrada na Floresta Amazônica. Ela é semelhante à anta-brasileira (Tapirus terrestris), mas é menor, possui patas mais curtas e uma coloração mais escura. A descoberta foi divulgada em um periódico americano e foi considerada uma das maiores descobertas científicas do século 21 no campo da sistemática – ramo da biologia que descreve a biodiversidade e as relações entre os organismos.

Os estudos começaram há 10 anos, em uma região ao norte de Porto Velho. Os nativos afirmavam que o mamífero em questão era diferente da anta-brasileira. Ao examinar os crânios dos animais caçados pelos índios, os pesquisadores perceberam que era um animal diferente.

anta

Porém, para que a descoberta fosse oficializada, era preciso coletar mais amostras de DNA para uma analise mais precisa. Isso só foi possível a partir de 2010, quando o projeto passou a receber investimento privado.

A próxima etapa da pesquisa é determinar o status de conservação da nova espécie – que provavelmente está ameaçada.

Para chamar a atenção para o estado crítico dos mamíferos foi criado O Dia Mundial da Anta (27 de abril) com o objetivo de conservar as quatro antas que existiam no planeta. Agora mais uma espécie se junta a esse grupo.

Fonte: National Geographic Brasil

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos