Convivência com cachorro diminui pressão arterial

Estudos recentes revelam que conviver com cães pode auxiliar no controle da pressão arterial em adultos. De acordo com a pesquisa conduzida pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, a presença de um cachorro em casa pode melhorar a pressão sanguínea dos donos durante as suas atividades diárias.

O estudo, que foi conduzido em parceria com o Centro de Nutrição Animal WALTHAM, focou em pessoas com mais de 50 anos de idade em com estado de pré-hipertensão leve.  A maioria dos participantes já estava em tratamento primário para a hipertensão, incluindo medicamentos para baixar a pressão arterial. A conclusão da pesquisa foi que a pressão arterial era melhor em pessoas que possuíam cachorros.

casal-com-cachorro

Diferentemente das outras pesquisas conduzidas sobre o tema, os donos de animais tiveram sua pressão arterial aferida automaticamente a cada 20 minutos durante três meses, por meio de um dispositivo que eles usavam ao longo do dia. O motivo pela qual a pesquisa foi conduzida dessa maneira for para esclarecer a relevância do convívio com os animais, levando em consideração outros fatores como humor e estado físico da pessoa.

Os resultados da pesquisa associam a presença do cachorro a uma redução da pressão arterial sistólica (pressão quando os músculos do coração se contraem) e da pressão arterial diastólica (quando o músculo do coração relaxa).

O estudo apresenta mais uma forma que o cão melhora a vida do dono.  A convivência com cães pode também ser responsável pelo retardo do envelhecimento, mais facilidade na leitura e melhores níveis de saúde.

Fonte: Linkanimal

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos