Fisioterapia e reabilitação física em animais

Indicada para restabelecer a qualidade de vida, a fisioterapia pode devolver o bem-estar e prolongar a vida dos animais. O tratamento é indicado para quase todos os bichos, exceto aves.

A prática se divide em dois focos: o primeiro é a reabilitação daquele que fez alguma cirurgia ou lesou algum tendão e/ou músculo, para conseguir um maior alongamento e fortalecimento muscular. O resultado é bastante similar ao dos humanos. O segundo são os exercícios controlados para a perda de peso e fortalecimento cardiovascular. As lesões de coluna também são bastante beneficiadas por esse tipo de abordagem terapêutica.

O tratamento fisioterápico pode ser indicado nas seguintes situações: contra dores agudas ou crônicas que levam a imunossupressão, inapetência e caquexia – que se caracteriza como a dor que está associada ao estresse, influenciando o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras e também a diminuição da ingestão de alimentos.

Há também outras moléstias que podem ser tratadas pela fisioterapia, como artrite e artrose, reduzindo dessa forma o uso de analgésicos e anti-inflamatórios que podem originar problemas crônicos. Já como prevenção, a fisioterapia ajuda nas doenças degenerativas musculares, cartilaginosas, ósseas e atrofia dos tendões e ligamentos.

Geralmente, as sessões duram de 30 a 40 minutos, dependendo do problema, e a recuperação leva entre dez e 20 sessões. Quando o animal é velhinho, o tratamento é contínuo, ou seja, semanal.

Com informações de Revista Veterinária

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos