Estudo revela que latrinas eram comuns entre répteis pré-históricos

Para muitos mamíferos, defecar em locais comuns é um ato de importância biológica. No entanto, um estudo revelou que para répteis que viviam há 240 milhões de anos em terras onde hoje é a Argentina, essa prática também tinha uma importância social.

O uso das chamadas latrinas, locais onde vários indivíduos defecam repetidas vezes, são comuns entre muios mamíferos atuais, como carnívoros, primatas, roedores e marsupiais. É frequente também entre os grandes herbívoros, omo zebras, rinocerontes e elefantes.

Para estes animais, esse comportamento é uma questão de higiene, além de ser um meio de promover a comunicação do grupo e também a reprodução. Ele também permite uma defesa melhor contra os predadores.

Trata-se de uma prática ancestral, como testemunham os fósseis encontrados em sítios.

Na Argentina, a equipe descobriu que os excrementos pré-históricos foram produzidos pelos grandes répteis da família dos dicinodontes, herbívoros gigantes que estavam entre os primeiros dinossauros. Isto indica que este comportamento típico dos mamíferos já estava presente em uma espécie que precede em muito os mamíferos”.

Fonte: G1

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos