Diretor da Qualittas destaca como a prevenção é fundamental para a detecção precoce e tratamento eficaz da doença

A repercussão nacional nas mídias da campanha Novembro Azul Pet, com destaque para o alerta do diretor e médico-veterinário da Faculdade Qualittas, prof. Francis Flosi, está desempenhando um papel essencial na conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em animais de estimação.

O câncer de próstata é um tema de grande importância, tanto para os seres humanos como para os animais de estimação. Assim como os homens, cães e gatos também podem desenvolver câncer de próstata, e por isso agora também existe a campanha Novembro Azul Pet.

Para explicar sobre o tema, o especialista concedeu entrevistas a diversos veículos de comunicação, como na revista Cães e Gatos , jornais, rádios, sites especializados e portais. Nas entrevistas, Flosi ressalta que o câncer de próstata em gatos é pouco comum, enquanto em cães é mais frequente.

“A incidência de câncer de próstata em cães com mais de sete anos de idade é de aproximadamente 4%. Para gatos esse percentual é menor”, pontua o médico-veterinário, que alerta.

“A palpação retal é um exame muito importante, principalmente para animais acima de cinco anos de idade, mesmo que sejam castrados. Outro exame complementar importante para o diagnóstico é a ultrassonografia. Por isso, é recomendado que os cães a partir dos seis anos de idade sejam submetidos anualmente a ultrassonografia abdominal para avaliação da próstata e dos testículos, principalmente se não forem castrados”, completa.

O profissional também destaca que a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que consiste no aumento da próstata devido à ação hormonal, é comum tanto em seres humanos como em animais de estimação, e pode apresentar tratamento medicamentoso ou cirúrgico.

“O tratamento do câncer de próstata em animais deve ser indicado por um médico-veterinário oncologista, levando em consideração o estado de saúde do animal. A quimioterapia pode ser considerada em alguns casos, mas os efeitos são pouco responsivos nesse tipo de câncer. A cirurgia é recomendada para casos em que há obstrução urinária, por exemplo”, pontua, Flosi.

“Investir na qualidade de vida do animal, com alimentação equilibrada, atividade física, consultas médicas e check-ups regulares, incluindo a palpação retal, são medidas valiosas para a prevenção e tratamento precoce do câncer de próstata e outras doenças prostáticas”, diz o médico-veterinário.

A castração também é uma forma eficaz de prevenir a hiperplasia benigna da próstata, além de outras doenças. Por isso, é importante conversar com um médico-veterinário especialista em oncologia para saber mais sobre a castração e suas vantagens.

Para ler as matérias na íntegra, acesse os links:

https://ipiranganews.inf.br/novembro-azul-pet-unindo-forcas-para-a-saude-dos-animais/

https://www.assessoriaanimal.com.br/novembro-azul-pet-a-saude-dos-animais/

https://diariocampineiro.com.br/novembro-azul-pet-campanha-foca-em-acoes-de-prevencao

https://portalrbn.com.br/novembro-azul-pet-unindo-forcas-para-a-saude-dos-animais-de-estimacao//

https://caesegatos.com.br/novembro-azul-pet-conscientiza-sobre-cancer-de-prostata/

https://gazeta24h.com/novembro-azul-pet-unindo-forcas-para-a-saude-dos-animais-de-estimacao/

https://horacampinas.com.br/novembro-azul-pet-alerta-para-a-saude-dos-animais-de-estimacao/

https://imprensabr.com/novembro-azul-pet-unindo-forcas-para-a-saude-dos-animais-de-estimacao/

https://jabaquaranews.com.br/novembro-azul-pet-unindo-forcas-para-a-saude-dos-animais/

Gostou do assunto? Temos cursos de Pós-Graduação focados em oncologia. Quer saber mais? Acesse nosso site www.qualittas.com.br.

Qualittas, referência em Pós-Graduação e agora Graduação em Medicina Veterinária.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos