Cores do camaleão revelam mudanças de humor

Uma nova pesquisa publicada na revista Biology Letter revela que a mudança de cor dos camaleões, além de servir para a camuflagem, reflete também diretamente alterações de humor e outros aspectos.

De acordo com o autor principal do estudo, Russel Ligon, da Escola de Ciências da Vida da Universidade Estadual do Arizona, a mudança de cor é interessante porque é controlada tanto pelo sistema hormonal como pelo nervoso. Além disso, os camaleões também são sensíveis à luz e à temperatura.

Muitos camaleões exibem uma coloração estática, com escamas de diferentes matizes. No entanto, não há nada entediante na mudança de cor dos camaleões. Para Ligon, os camaleões desenvolveram a mudança brusca de cor porque precisavam de uma forma eficiente de comunicação enquanto viviam nas árvores e pequenos galhos. Provavelmente, era mais difícil e arriscado exibir comportamentos elaborados no alto de uma árvore.

O estudo revelou que os machos do calameão-do-iêmen, durante disputas, eram mais propensos a iniciar confrontos, enquanto os que tinham cores mais brilhantes e que mudavam mais rápido costumavam vencê-los.

Na foto abaixo, um macho de cores vivas e postura agressiva expulsa seu adversário, de cor mais escura, da arena montada pelos pesquisadores. Ambos os camaleões estão trocando de pele, mas a maioria das escamas coloridas ainda é visível.

Untitled-1

 

Nas duas fotos abaixo, o camaleão brilhante à esquerda abordou seu adversário a partir do fundo da arena, enquanto seu adversário começa a se preparar para bater em retirada.

Untitled-2

Untitled-3

Já na foto a seguir, o camaleão da direita ficou mais escuro quando seu adversário colorido e invocado entrou na arena. Essas mudanças drásticas de cor podem estar ligadas aos hormônios e ao metabolismo. Segundo Ligon, os camaleões não apresentam necessariamente flutuações hormonais ou energéticas extremas. São flutuações normais, que se manifestam exteriormente por meio das cores e da rapidez com que mudam de uma para outra.

Untitled-4

As mudanças de cor dos camaleões acontecem durante as batalhas, mas também em encontros românticos. Nesta espécie foi observada apenas um comportamento de acasalamento, em que a fêmea exibia uma bela cor verde clara com nuances de azul enquanto o macho a cortejava. Após a cópula, ela rapidamente mudou para uma cor escura, preto pontuado com manchas amarelas e azuis. Seu comportamento mudou imediatamente após a cópula: a fêmea passou de participante passiva a agressiva, silvando para tentar afastar o macho.

Fonte: Animal Planet/Discovery Brasil

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos