Como fazer um home office mais seguro

Com a pandemia, o home office se tornou uma medida eficiente para manter a rotina de trabalho durante o isolamento social. Entretanto, longe da segurança cibernética monitorada diariamente no trabalho presencial, as organizações devem estar atentas e proteger suas informações e dados. A melhor forma de se prevenir dos ataques cibernéticos e manter a segurança digital é através do diálogo com os seus colaboradores. Afinal, a conscientização sempre será a melhor forma de prevenção.

Antes de tudo, é sempre bom lembrar que acidentes acontecem e para isso é preciso ir além da segurança digital com protocolos e regras, qualquer que seja o plano de segurança, é preciso cooperação das pessoas, tanto no pensar em segurança quanto em suas atitudes e comportamentos.

Segurança digital

Milhares de informações são trocadas diariamente em um ambiente digital, pois lidamos com dados de clientes, fornecedores, colaboradores e da própria empresa.

Com isso, estamos constantemente vulneráveis em qualquer acesso que possamos ter, seja com as redes sociais ou dados na nuvem, resumidamente ambientes virtuais que necessitem de login e senha.

Uma invasão nestes ambientes pode trazer grandes danos, o que faz com que toda atenção seja necessária, ainda mais em tempos que o trabalho remoto se tornou popular..

Afinal, o que é segurança digital? É cuidar para que nada disso ocorra, principalmente em ambientes corporativos. É, também, ter a garantia de que seus dados estão bem protegidos e vigiados, proporcionando um nível de segurança digital para a sua empresa.

Uma ação movida não apenas por ferramentas, mas pela conscientização da empresa de tomar medidas preventivas que assegure seu negócio e seus colaboradores. Protegendo quaisquer documentos, sites, perfis, armazenamento, softwares e servidores.

Em busca de proteção para que não ocorra nenhuma invasão, é necessário tomar todas as precauções para mitigar eventos de vazamentos de informações. A segurança digital é necessária para evitar todo e qualquer risco para a empresa.

Como manter a segurança digital em home office

Muitas coisas devem ser avaliadas para manter a qualidade do trabalho em home office. Afinal, trata-se também da segurança do colaborador e da empresa. Deve-se considerar a criação de políticas e protocolos internos que mitiguem riscos e danos aos colaboradores e as empresas.

Veja as sete dicas de segurança digital que separamos para aplicar na sua organização:

I. Configure a VPN

O VPN (Virtual Private Network), é uma tecnologia segura e recomendável quando trata-se do acesso remoto. Ao entrar no sistema da sua empresa as informações e os data centers estarão seguros.

É essencial que sua empresa garanta a segurança dos seus dados e, para auxiliá-lo nisso, a VPN é uma rede virtual privada e tem o objetivo de criar um canal de tráfego criptografado na internet, em que as informações vão percorrer por aquele caminho seguro, mantendo a privacidade dos dados.

Então, esteja atento ao sistema que sua empresa vai estabelecer e de que modo ela vai configurar as medidas de segurança, certificando-se que realmente sua organização estará segura.

II. Armazene em nuvem

A segurança da informação também considera perda de dados como dano. Quantas horas não são perdidas ao perder uma planilha importante ou um projeto em um arquivo?

Tenha a prática de utilizar do auto salvamento de dados e versões dos seus arquivos. Observe se suas ferramentas e softwares geram automaticamente a criptografia de comunicações e dados, será como uma segurança extra que o protegerá de qualquer invasão de dados ou perda de informações importantes.

III. Perfil Corporativo e Computador

Existem duas situações frequentes: o colaborador leva um equipamento da empresa para sua casa para trabalhar remotamente ou o colaborador utiliza seu equipamento pessoal. Em ambas situações a máquina utilizada terá acesso às informações corporativas, por isso, é recomendado criar perfis de acesso diferentes, sendo um corporativo e outro pessoal.

As empresas precisam oferecer todo suporte necessário para o colaborador obter qualidade ao trabalhar em home office. Caso aconteça de o colaborador ter que disponibilizar seu computador de uso pessoal para uso corporativo, é importante que seja estabelecido uma norma de compartilhamento inteligente.

Este é um meio de proteção para a empresa que ao criar perfis e logins diferentes dificultará invasões ou deduções de acesso aos documentos e as informações da empresa.

IV. Rastreamento de Celulares

Perder o celular é muito comum. Uma dica preciosa para evitar problemas futuros é ativar a localização do seu aparelho. Ao fornecer qualquer dispositivo móvel é importante que a empresa instale softwares de monitoramento. Em caso de perda ou roubo o colaborador e a organização terão uma garantia de segurança.

Dessa maneira, ao conseguir localizar o dispositivo é possível bloqueá-lo e, nenhuma pessoa terá acesso as contas cadastradas e aos dados armazenados no dispositivo.

Alinhado a isto é recomendado a prática de fazer backups ou de manter seus principais dados em nuvem, isto além de não ocupar memória do aparelho, ajuda na recuperação de dados ou na migração para outro celular. A dica serve para o computador também.

V. Vírus

Vírus ou Malware são invasores que buscam brechas para tornar a rotina das empresas mais difícil, derrubam sistemas, apagam dados, roubam senhas e copiam dados. A segurança básica nessa situação é ter softwares legalizados, atualizados e utilizar programas de antivírus cujo papel é ajudar a localizar e proteger você dessas ameaças.

O antivírus vai localizar o risco e avisá-lo com antecedência para que você evite baixar arquivos ou mesmo fazer operações comerciais online. Mas, lembre-se, o software não o protegerá 100% das ameaças, é importante estar sempre atento aos downloads e em quais sites você oferece informações pessoais de pagamento.

VI. Conversar com Colegas

Conversar sobre o assunto ajuda a aprimorar o conhecimento e a experiência. Saber sobre casos vivenciados por outra pessoa e conversar sobre possíveis soluções nos incentiva a nos protegermos.

As empresas podem estimular a prática por meio de seus líderes. No ambiente digital muitas coisas acontecem com rapidez e faz com que pareça que nunca estamos preparados para aquilo. Mas, fique tranquilo, pois juntos os colaboradores são mais fortes e podem criar a cultura de segurança digital, incentive esta prática.

VII. Hábitos

Criamos hábitos quando praticamos algo por muitas vezes, mas isso leva tempo. Comece pequeno e aumente a intensidade. Como, por exemplo, antes de ligar seu computador, faça uma pergunta: eu aprendi algo novo sobre segurança digital? Se a sua resposta for não, procure hoje por um novo aprendizado. Se a sua resposta for sim, anote o que foi que você aprendeu. Repita essa ação por 21 dias e, depois disso, você terá ganhado o hábito de preocupar-se com a segurança digital.

É sempre bom frisar que todo o processo de conscientização e diálogo com os colaboradores da empresa deve ser planejado e colocado em prática pelo o time de recursos humanos. São esses profissionais que estabelecem a comunicação entre pessoas e administram o ambiente empresarial, provocando o bem-estar e a produtividade em toda organização. Pensando nisso, a Faculdade Qualittas abriu as inscrições para o vestibular online do curso de Gestão de Recursos Humanos. As aulas começarão virtualmente e ao vivo ainda em 2020. 

 

Fonte: Isat

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos