Brasil pode ampliar exportação de produtos agropecuários

A exportação de produtos brasileiros agropecuários está com grandes chances de ser ampliada, pois, até o final de 2016, o Brasil poderá receber 15 missões veterinárias de vários países, cujo o intuito é fazer inspeções sanitárias em estabelecimentos registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para poder avaliar os controles efetuados pelos estabelecimentos, como também a ação do serviço de inspeção federal.

Entre as possíveis delegações que deverão visitar o país ainda este ano, quatro estão confirmadas e o primeiro grupo é do Chile, que estará no Brasil entre os dias 10 de outubro e 22 de novembro, para fazer auditoria na produção de carne bovina in natura. Está previsto que visitem estabelecimentos de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Do Chile ainda virá mais um grupo de auditores para verificar a produção de farinha de carne e osso em unidades em Goiás, Minas, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A visita está prevista para o período de 28 de novembro e 9 de dezembro.

Além do Chile, também virá um grupo de Cuba e um da Bolívia, sendo que, de 15 de outubro a 24 de novembro, os cubanos vão fazer auditorias em estabelecimentos de aves e suínos e, de 21 de novembro e 2 de dezembro, veterinários bolivianos irão inspecionar unidades de carnes de ave, suína e bovina. No entanto os roteiros ainda estão sendo definidos.

Com as visitas, o Brasil abre novas possibilidades de habilitações à exportação ou mesmo de revalidações às já concedidas. Fábio Coelho Correa de Araújo, chefe da Divisão de Auditorias Internacionais do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Mapa, afirma que quanto mais missões vierem ao país, maior a possibilidade de ampliação da exportação de produtos agropecuários e de consolidação do reconhecimento internacional da qualidade do serviço de inspeção federal brasileiro.

 

Fonte: Ministério da Agricultura, adaptado pela AI

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos