Área de odontologia equina necessita de profissionais

A odontologia equina vem sendo cada vez mais valorizada e procurada por criadores, treinadores e proprietários de cavalos. É uma prática que ajuda na longevidade, qualidade de vida, condição física e desempenho atlético dos cavalos, e, por isso, carece de profissionais qualificados, com conhecimentos de anatomia, fisiologia, farmacologia e clínica médica.

Por ser uma área relativamente nova como especialidade, proprietários, treinadores e veterinários estão cada vez mais valorizando o exame e o tratamento dentário, incluindo-os na sua rotina.

O dentista de cavalos é muito importante, pois distúrbios gastrointestinais, como cólica, perda de peso, reação à embocadura, descarga nasal, aumentos de volume na face ou na mandíbula, fístulas faciais, dificuldade na mastigação, acúmulo de alimento na boca e até problemas considerados de temperamento ou doma podem estar relacionados com a cavidade oral dos equinos. Além disso, cólica, queda no desempenho atlético e perda da condição física podem estar diretamente relacionados à saúde oral do cavalo.

0010692406C-565x849

É importante que se inicie os exames orais nos potrinhos o quanto antes, pois algumas vezes é possível observar problemas que podem ser resolvidos quando o animal é ainda jovem. Desta forma, desordens que podem ser determinantes no seu desenvolvimento podem ser prevenidas.

Geralmente duas vezes por ano é essencial o tratamento periódico para a manutenção da “saúde bucal” dos cavalos, pois as interferências causadas por anormalidades no desgaste dos dentes podem interferir na saúde, no desempenho, no temperamento e na longevidade do cavalo. Enfim, a odontologia promove melhoras notáveis nos animais nos aspectos físico, atlético e, porque não, psicológico criando condições para que o cavalo desenvolva todo o seu potencial.

Fonte: Revista Veterinária

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos