Aquarismo

O medo de não conhecer os peixes, é o que mais assusta já que o comportamento de cães e gatos é tão estudado. Ter um setor de aquarismo dentro de lojas pets pode ser um grande diferencial.

Alguns passos são fundamentais para começar:

#1
ANÁLISE

A análise de mercado é importante para a identificação do público. O tamanho do mercado potencial da região, o número de lojas e o espaço disponível devem ser mensurados nesta etapa. Uma grande pesquisa com todos esses tópicos deve ser realizada.

#2
CADASTRO

É obrigatório que o Cadastro Técnico Federal no Ibama e o Registro de Comerciante de Organismos Aquáticos Vivos no MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura)  sejam feitos.
O registro no MPA é concluído só após o envio do formulário ao órgão competente.

#3
EQUIPAMENTOS e PRODUTOS

Realizar uma pesquisa com o máximo de opções que existem na área. São muitos distribuidores com equipamentos e acessórios de diversas qualidades. Possuir linha A e B de um mesmo produto na loja deixa o cliente com mais opções, além de dar certa credibilidade à loja. Entrar em fóruns de outros países através da internet para identificar as tendências e marcas confiáveis, é um diferencial interessante. A confiança no fornecedor é fundamental para atestar a qualidade dos produtos que vão ser comercializados.

Um sistema de quarentena, mesmo que pequeno, deve existir para descansar os peixes após o transporte. É nele também que um tratamento adequado (com acompanhamento veterinário) para “levantar” o peixe e melhorar sua vitalidade deve ocorrer.

#4
OS PEIXES

É importante agrupar os peixes em aquários expositores de acordo com o comportamento, agressividade, pH e os outros parâmetros que preferir.  O manejo desnecessário desses animais deve ser evitado e a alimentação deve ser regrada.

#5
FUNCIONÁRIOS

O ideal é que as pessoas contratadas já tenham tido experiência na área. Quem se aventura a ter um aquário gosta de informação e é curioso. Os cuidados devem ser passados a todos que forem ter contato direto com os animais.

#6
VENDAS

As vendas devem ser realizadas com responsabilidade. Os clientes tendem a comprar por impulso e o lojista não pode permitir essa prática. Isso é o que mais faz as pessoas desistirem do aquarismo. Compram peixes incompatíveis entre si ou com o aquário e as mortes começam acontecer. Por isso, muitos acabam fazendo propaganda negativa do aquarismo e desistindo da prática.

O cotidiano de cães e gatos é super explorado. Eles são os pets mais famosos e comuns, mas os peixes também têm seu público que está em constante crescimento. Por isso, um setor de Aquarismo dentro de uma loja pet convencional é uma forma de se destacar

 

 

 

 

 

 

opina a Médica Veterinária Mônica Rossetto.

 

 

FONTE: Revista Negócios Pet

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos