Alimentos trazidos do exterior podem conter bactérias nocivas aos brasileiros

Pesquisadores encontraram 23 tipos de vírus e bactérias diferentes em produtos trazidos em bagagens vindas do exterior. Os produtos que ficaram retidos em quatro aeroportos brasileiros foram analisados em laboratório durante cinco anos. O resultado do estudo apontou que as bactérias e os vírus encontrados são diferentes dos que existem no Brasil e podem provocar doenças na população e nos animais.

No ano passado, a fiscalização sanitária apreendeu 50 toneladas de alimentos e outros produtos de origem animal e vegetal sem certificação nos aeroportos brasileiros. As malas que chegaram de Portugal continham vários alimentos proibidos, tais como mel, salames, queijos e até bacalhau in natura e enlatado. Isso tudo foi apreendido pelos fiscais da Receita Federal e Ministério da Agricultura.

De acordo com a fiscalização Federal Agropecuária, produtos de origem animal só entram no Brasil se forem devidamente certificados. Isso porque tais alimentos podem introduzir alguma enfermidade no país, como a peste suína africana e clássica, doença de new castle, vaca louca, entre outras. O perigo está no fato do povo brasileiro pode não ter imunidade às bactérias do exterior, que são diferentes das encontradas aqui.

Segundo o Ministério da Agricultura, a fiscalização será reforçada, principalmente no período com mais voos internacionais, devido a Copa do Mundo.

Fonte: Conselho Federal de Medicina Veterinária

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos