23 de Maio – Dia do Zootecnista

Por Francis Flosi

Nesse dia tão importante para a Medicina Veterinária, precisamos falar um pouco mais sobre a profissão Zootecnista.
O profissional preza pela boa condição de vida dos animais, cuidando do peso, da saúde e da alimentação. Também é função do Zootecnista cuidar da reprodução e do melhoramento genético desses animais. Além disso, também cuidam para que as produções de alimentos, como ovos e leite, aumentem.

Carreira

Quem deseja seguir a carreira de zootecnia deve, acima de tudo, gostar muito de animais. Afinal, o bem-estar deles está em primeiro lugar. Mesmo na hora do abate, o zootecnista procura a forma que minimize o sofrimento do animal, mas que também não prejudique a qualidade da carne.
Apesar de semelhantes e de atuarem juntos no mercado de trabalho, a carreira de zootecnista não pode ser comparada com a de um médico veterinário. O veterinário atua na saúde do animal com intervenções clínicas e cirúrgicas, enquanto o zootecnista está mais focado em melhorar a produtividade e o rendimento do animal.

O curso de Zootecnia

O primeiro curso de Zootecnia do Brasil foi fundado em 1966 pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.
curso de Zootecnia tem duração de quatro a cinco anos e ao término o aluno deve participar de um estágio supervisionado de no mínimo 180 horas. É necessário também um relatório das atividades de estágio, e uma avaliação geral do aluno nas diversas atuações.

rodape blog

 

 

 

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos