Você está preparado para o mercado pet?

O mercado pet tem crescido mesmo em meio à crise que o Brasil vive ultimamente. De acordo com a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), a estimativa é que este mercado atinja faturamento de 19 bilhões ainda em 2016. Mas não basta apenas ter boa vontade ou grandes ideias, pois é preciso estar preparado para gerir a empresa veterinária.

Com base nisso, a médica-veterinária, mestre, empresária e proprietária da franchising Clinicão Veterinária, Monique Rodrigues Cesário Silva, participou do PapoVet “Gestão Administrativa na Empresa Veterinária”, programa do Instituto Qualittas, e traz boas dicas sobre como iniciar no mercado, mantendo uma boa gestão. Um primeiro ponto, segundo ela, é entender que o público do mercado pet consiste, prioritariamente, nas classes sociais A e B, de faixa etária entre 25 a 50 anos e de maioria mulher.

Outro fator importante é conhecer e seguir as legislações, entre elas as principais e que precisam ser atendidas por quem deseja iniciar no mercado pet é o Decreto Nº 40.400 CFMV, que salienta a obrigatoriedade da presença de um médico veterinário responsável, e a Resolução Nº 1015 CFMV, que estabelece condições para o funcionamento de estabelecimentos médicos-veterinários. Além dessas duas legislações, outras também precisam ser de conhecimento do médico-veterinário, que são Resolução Nº 844 CFMV, de atestado sanitário; Resolução Nº 1069 CFMV, de responsabilidade técnica; Resolução Nº 1071 CFMV, para documentos emitidos pelos serviços veterinários de clínica e cirurgia destinados aos animais de companhia; Resolução Nº 1000 CFMV, que diz respeito à eutanásia; Código Sanitário Estadual/SP DECRETO 12342/78, que é estadual, mas gerenciado pelo município e tem como foco esterilização, descarte de resíduos, controle zoonoses e de medicamentos;  SIPEAGRO – MAPA – Controle de medicamentos veterinários de uso restrito.

Também faz parte escolher muito bem o advogado e o contador, que conhecerão todas as fraquezas e forças da empresa. Por isso, buscar referência nos Conselhos Regionais é imprescindível. A escolha pelo tipo de contrato social, se a empresa será individual ou sociedade e o nome dela também é muito importante. Além disso, a médica-veterinária orienta sobre 11 passos essenciais para abertura e legalização de uma clínica, consultório, petshop ou hospital veterinário, credenciamento de cartões de crédito, seguros e contratação de colaboradores. Para conferir cada um desses pontos, é só assistir o vídeo do PapoVet, com toda palestra na íntegra, e se preparar para o mercado com uma boa gestão administrativa.

 

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