Teste inovador detecta infecção em cavalos em apenas 10 minutos

Uma inovação no mercado equino acaba de ser lançada no Brasil. Em apenas 10 minutos, um aparelho portátil, chamado Stablelab, permite o diagnóstico de inflamações em equinos em menos de 10 minutos. Com precisão superior a 95% e sem similares no mercado nacional, o teste aponta e quantifica a proteína amiloide A sérica (SAA), que é produzida no fígado e na circulação, quando o cavalo apresenta alguma infecção.

O portátil foi desenvolvido e lançado pela Zoetis, empresa que opera no setor de inovação e tecnologia no segmento veterinário. “Para se ter uma ideia do quão isso é inovador no cuidado com equinos, o resultado de um teste convencional de SAA em laboratório demora de 6 a 48 horas para sair”, diz o gerente técnico da Zoetis, Chester Batista.

Segundo o especialista, isso ocorre porque, após a coleta de sangue do animal, a amostra é enviada ao laboratório onde passa pelas etapas de armazenamento, processamento e rodagem do teste até a obtenção do resultado. “Já essa nova tecnologia nos permite ter tudo isso na palma da mão em apenas 10 minutos com a necessidade apenas da colheita do sangue. Isso é um incrível avanço para a medicina veterinária”, explica Batista.

De acordo com a gerente de produto da empresa, Bruna Silper, o novo teste portátil permite diagnosticar os casos antes de se tornarem graves e, ainda, monitorar a resposta ao tratamento de forma muito rápida e precisa. “ Com isso, o médico-veterinário pode ajustar o tratamento se necessário, favorecendo a saúde e o bem-estar do animal”, completa Bruna.

Fonte: Zoetis adaptado por Qualittas

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos