Suinocultores veem descolamento dos preços do animal x preços dos grãos

Assim como ocorre no mercado de frangos, criadores de suínos também veem descolamento dos preços do animal versus preços dos grãos

5

 

 

 

 

 

 

 

(*) por Natália Orlovicin e Ana Luiza Lodi

Há alguns dias, analisamos a tendência de sustentação das margens dos produtores de frangos no Brasil no segundo semestre deste ano, diante de oferta restrita e aumento da demanda, especialmente internacional.

No caso dos suínos, o cenário é muito semelhante e possui um fator específico que está sendo determinante na manutenção dos altos preços: a ocorrência da diarreia epidêmica em alguns países, restringindo de maneira significativa a oferta mundial e elevando os preços internacionais.

Dessa forma, mesmo com a queda nos preços dos grãos nos últimos meses, que compõem grande parte dos custos dos produtores, os preços dos suínos continuam em alta, sustentando as margens dos criadores do animal.

Preços de Milho e Farelo de Soja

4

Evolução dos custos, preços e margem – Suínos

3

Além disso, no primeiro semestre de 2014, o ritmo de abate de animais continuou acelerado, assim como ocorreu nos últimos dois anos, enquanto a oferta de matrizes caiu levemente em 2013, após alguns anos de estabilidade. Isso cria uma tendência de sustentação dos preços, uma vez que a oferta passa a ficar mais restrita em 2014.

Abate de Suínos – Brasil

2

Número de matrizes – Brasil

1

 

 

 

 

 

 

 

A expectativa é que os abates se intensifiquem ainda mais nos próximos meses, diante de uma demanda internacional aquecida, especialmente após a liberação de alguns frigoríficos para exportação para a Rússia.

Como o ciclo de vida do suíno é mais longo que o do frango, a recuperação de matrizes é mais demorada. Isso pode prolongar a tendência altista nos preços até o primeiro trimestre de 2015, caso o cenário de maior demanda se confirme até o final deste ano e o abate de matrizes se faça necessário.

FONTE: INTL FC Stone

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos