Pulgas de cachorro picam as pessoas também?

Por Monica Rossetto

 A pulga é inserida dentro de uma classificação com várias espécies e subespécies. A partir disso, correlacionamos os hospedeiros que no caso são os animais e o homem.

Ordem Siphonaptera: (pulgas)

1-Tungíase: da espécie Tunga penetrans, os principais hospedeiros são:  suínos, cães e homem.

2Ctenocephalides sp: pertencente as espécies Ctenocephalides canis e felis (mais comuns). Os principais hospedeiros são: cães e gatos.

3Pulex sp: pertencente a espécie Pulex irritans.
Hospedeiros: homem, suínos e ocasionalmente caninos e felinos.

Alimentam-se do sangue dos animais ou humanos. A pulga dos animais domésticos não tem preferência pelo humano, porém, pode ocasionalmente picá-lo.

Entre algumas doenças, a mais comum provocada pela pulga como hospedeira intermediária é o parasito intestinal (Dipylidium canino). O principal sintoma nesse caso é a diarreia no animal.

A fêmea chega a depositar 2.000 ovos durante sua vida. E por isso, em casos de grandes infestações, não adianta tratar somente o animal. A preocupação deve se estender também ao ambiente em que o mascote vive.

 

 info_pulgas

Dica

Existem vários produtos no mercado da área pet para exterminar com este parasita no ambiente, além dos produtos sistêmicos (por ingestão) que também são capazes de auxiliar nesse controle.  Outros produtos como álcool e desinfetantes, não funcionam.

Em muitos casos, é recomendado o tratamento associado (animal + ambiente em que vive). Por isso, é indicado sempre procurar a orientação do médico veterinário já que problemas secundários podem aparecer, como por exemplo, a maior sensibilidade da pele às dermatites.

 

*Monica Rossetto é médica veterinária e coordenadora técnica do portal EAD da Qualittas*

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos