Ouriço Pigmeu Africano (Hedgehog)

O curioso animal é encontrado em algumas partes da Europa, da África e da Nova Zelândia, havendo em cada região uma espécie. Pode ser confundido com um roedor, com o ouriço ou porco-espinho, mas na verdade é um mamífero de hábito noturno que se alimenta de insetos, raízes, serpentes, sapos, ovos, frutas etc. Geralmente, é mantido em cativeiro e sua criação e reprodução são proibidas nos Estados Unidos, no Brasil e em algumas cidades canadenses.

Por não possuir odor forte, ser limpo, tornar-se tranquilo quando criado com amor e não ser barulhento é que esse animalzinho vem fazendo tanto sucesso como pet. O ouriço pigmeu africano passa a maior parte do dia dormindo dentro de sua toca, que pode vir a ser uma caixa de papelão, por exemplo. O ápice de sua atividade acontece à noite.
Seus espinhos não devem ser motivo de preocupação já que são formados por queratina e, ao contrário do que muitos pensam, não são venenosos e nem são lançados contra um possível predador ou o proprietário.

Em cativeiro normalmente são alimentados com ração de gato de alta qualidade, verduras, legumes, frutas e insetos. Eles podem apresentar problemas cardíacos, hepáticos e dermatológicos. Estão sujeitos a doenças como qualquer outro animal. O acompanhamento veterinário (exames de rotina) é fundamental para o bem-estar do mamífero. Dessa forma, recomendações mais específicas e particulares são indicadas.

+Curso Online de Clínica Médica de Pets e Exóticos

 

+Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais e Exóticos

 

Fonte: Revista Pet Center

 

 

 

 

 

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos