O trabalho do Médico Veterinário

O dia do trabalhador, comemorado no 1º de maio, é usado para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Para homenagear todos os trabalhadores da área de Medicina Veterinária, nossa equipe buscou depoimentos e experiências de veterinárias completamente apaixonadas pela profissão há algum tempo. As informações traçam uma perspectiva incrível da profissão.

“Sempre foi um sonho ser veterinária. Era isso ou nada. A paixão pelos animais me fez persistir e me formar. Não foi nada fácil, por isso me formei mais velha.
A medicina veterinária é uma das coisas mais importantes da minha vida. Ajudar um animal, poder salvar vidas e as vezes até perde-la. Mesmo triste, me sinto muito honrada de ter escolhido essa profissão.
Cada cão, cada gato ou qualquer animal que é atendido, é sempre especial e inesquecível. Guardamos cada momento em nossa memória e em nossos corações.
A paixão é tanta que faço trabalho voluntário com ONGs em meu tempo livre. Faço atendimentos fora do horário comercial para não perder a mão e perder o gostinho de ser médica veterinária e estar sempre perto dos bichinhos”
gc anna_ok

 

“O Médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. Outra de suas funções, complementando sua atenção na saúde animal e na saúde pública, é inspecionar a produção de alimentos de origem animal. Neste caso, o médico veterinário verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, ele

controla as tecnologias de produção. Em qualquer indústria que utilize matéria-prima de origem animal, a presença do médico veterinário é indispensável para realizar o controle dessa matéria-prima. Pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, medicamentos, vacinas e de outros artigos para animais.
Muitos pensam que ser Veterinário é só cuidar da saúde e bem estar dos animais. Vai muito além disso. O médico-veterinário hoje cuida da saúde e bem estar de toda a nação. Atua na investigação e pesquisa no desenvolvimento de biotecnologias, acompanha a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos, cuida do marketing dos produtos e presta assistência técnica ao cliente, fiscaliza estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos de origem animal, estuda animais silvestres em cativeiro ou em seu habitat, cuidando de sua reprodução e preservação, implanta e administra projetos ecológicos e em reservas naturais, avalia a saúde de animais de competições esportivas e a possível ingestão por eles de medicamentos e hormônios proibidos, controla a saúde de rebanhos,  ajuda na prevenção e controle de doenças em propriedades rurais, ajuda na prevenção e controle de  zoonoses e doenças transmitidas por vetores,  atua na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental e no desenvolvimento de técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético, alimentação e reprodução.
Trabalho há 20 anos nessa profissão linda. O melhor amigo da humanidade com todas as letras. Não precisa de muito para ser médico veterinário, basta ter nascido para amar incondicionalmente, ter sido agraciado com o dom de entender o silêncio, os olhares e os movimentos corporais dos animais e ter a disponibilidade sempre de aprendizado.”

gc fernanda_ok

 

 

“O médico veterinário pode atuar em várias funções. Muita gente pensa nele ou na profissão como ‘’Clínicos Gerais’’. Engano de quem pensa assim!
Hoje, o médico veterinário pode atuar dentro das fábricas de rações, fábricas de medicamentos, supermercados, na área acadêmica/pedagógica, nas granjas, na produção de leite e derivados, no zoológico e na prefeitura (responsáveis pelas doenças de caráter infectocontagiosas, além dos animais abandonados).
Enfim, tudo em que há envolvimento dos animais com o homem pode existir a influência de um médico veterinário. Até na área civil, ética e penal dentro da medicina veterinária legal, estamos atuando.
É uma área que está caminhando com crescimento e vasta expansão.
Nunca nos esquecemos do respeito pela vida e bem estar dos animais. Fizemos isso no juramento da profissão.”

gc monica_ok

 

 

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos