O poder da análise de amostras fecais

Embora possam não ser as amostras mais glamorosas, as fezes oferecem aos pesquisadores uma riqueza de informações importantes sobre o trato digestivo e são fáceis de coletar por serem uma forma não-invasiva. Um estudo feito pela Waltham, instituto de pesquisa de bem-estar animal, mostra a relevância desse material na área de Patologia Clínica Veterinária.

Os alimentos e líquidos consumidos entram no trato digestivo do animal, que é essencialmente um tubo que vai da boca ao ânus. O corpo secreta enzimas e substâncias bioquímicas nesse tubo para quebrar o alimento em componentes menores de nutrientes. Entretanto, esse processo, que é chamado de digestão, também depende da ajuda de micróbios que vivem no intestino. Dessa forma, os animais podem absorver esses nutrientes e usá-los para o crescimento, reparo, proteção – ou sobrevivência – do corpo.

Digestibilidade

A disponibilidade de nutrientes dos alimentos para o corpo é chamada de digestibilidade. Isso varia com o tipo de alimento, ingredientes e fonte. É por esse motivo que podem ser feitos estudos nos quais são medidos cuidadosamente tudo o que o animal come e bebe, como também oferece amostras para coleta de fezes e urina. Pode-se usar essas informações para entender a digestibilidade de um produto. Os pesquisadores estão a procura de uma dieta para que o gato ou cachorro possa quebrar os alimentos o suficiente para acessar os nutrientes, mas não muito, pois alguns dos ingredientes menos digeríveis são importantes para a saúde intestinal.

Microbioma

Existe um grande número de bactérias que vivem no intestino e são essenciais para a saúde. Sabe-se que esses microrganismos são essenciais para ajudar a quebrar e extrair alguns dos nutrientes da alimentação nos quais os pacientes não podem viver sem. Mas, à medida que os cientistas exploram a complexa interação entre esses organismos microscópicos e os animais, surgem evidências que mostram a variedade de maneiras pelas quais esses microbiomas os afetam. Por exemplo, a resposta imunológica ou alergias, saúde mental ou saúde digestiva. Ao explorar como as populações de bactérias mudam, os veterinários tornam-se mais capazes de apoiar a saúde dos animais de estimação por meio de ingredientes ou alimentos específicos.

Mas, por que fezes?

Conforme o alimento não digerido deixa o corpo na forma de fezes, esses excrementos ejetam as bactérias que vivem nas últimas seções do intestino. Ao coletar rapidamente as fezes e levá-las a um laboratório, as mesmas podem ser usadas para experimentos. Uma opção é usar os microrganismos que estão vivos na amostra para se desenvolverem no laboratório, com componentes diferentes. Esse ensaio pode dar uma ideia de como os micróbios do trato digestivo podem responder se o animal de estimação for alimentado com esse e demais alimentos.

Também pode extrair o DNA de uma amostra e usá-lo para descobrir quais bactérias estão no material coletado, bem como suas proporções e a possibilidade de realizar uma análise genética para descobrir mais sobre o que a bactéria pode estar fazendo. Por exemplo, algumas bactérias preferem ingredientes ricos em fibras como fonte de alimento, enquanto outras preferem proteínas ou açúcares.

O bom e o mau

As fezes fornecem uma amostra do conteúdo das últimas seções do trato digestivo que está fácil e prontamente disponível. Isso significa que pode ser coletado amostras sem interromper as atividades normais do animal, como também podem ser disponibilizadas muitas amostras do mesmo animal de estimação em curtos ou longos períodos de tempo.

No entanto, existem algumas limitações. O trato digestivo é muito longo e complexo, o que significa que as fezes correspondem apenas às últimas partes do intestino. Além disso, o ambiente do intestino tem menos oxigênio em comparação com o ar e a temperatura do corpo rigorosamente regulada. As bactérias no intestino estão bem adaptadas a essas condições, portanto, quando saem do trato digestivo, podem não ser capazes de sobreviver e morrer rapidamente. É por isso que as amostras devem ser transferidas para o laboratório o mais rápido possível para análise.

O poder dos insumos fecais

As fezes são uma ferramenta de estudo poderosa e amplamente utilizadas nas pesquisas do microbioma de animais de estimação, a fim de compreender mais sobre a nutrição, a saúde, o trato digestivo e como os alimentos são digeridos. Esses insights ajudam profissionais a desenvolverem e melhorarem os atendimentos clínicos nos quais possuem um único objetivo: promover a saúde e o bem-estar animal.

Texto original por Waltham Petcare Science Institute
Texto traduzido e reescrito por Equipe Qualittas

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos