Live aborda importância da campanha Setembro Amarelo, uma luta diária dos médicos-veterinários

O mês de setembro traz como destaque a campanha de prevenção ao suicídio, fenômeno social cujo número de casos dobrou no Brasil nas últimas duas décadas. Uma série de ações são realizadas para manutenção e melhora da saúde mental dos cidadãos.

Na Medicina Veterinária, os profissionais enfrentam diversos tipos de dificuldades e pressões emocionais, entre alguns dos exemplos mais importantes estão a rotina intensa e estressante na prática clínica, além da falta de valorização dos profissionais da área.

Para explicar sobre a importância desta ação, será realizada a Live-Hora do Petisco com o tema Prevenção ao Suicídio, na terça-feira, dia 09/09, às 12h, no Instagram da Faculdade Qualittas, com a professora e psicóloga Camila Buttignol,

“O suicídio é um tema tabu, uma problemática de sofrimento mental e existencial, além de um grave problema de saúde pública.  Suas causas são multifacetadas, incluindo as diversas faixas etárias e classes sociais. Cerca de 700 mil pessoas morrem por suicídio por ano, com a ocorrência de uma morte a cada 40 segundos”, explica Camila.

A especialista vai destacar na Live também sobre o alerta de se dispor de mais espaços de escuta e acolhimento, sem julgamentos, para quem sofre de depressão ou já tenha passado por essa triste situação.

“Muitas vezes o suicídio é consumado por falta de suporte e cuidados adequados, incluindo a prevenção”, comenta a psicóloga.

Um cenário onde não há um preparo, uma orientação e um cuidado para essa carga emocional que estes profissionais precisam lidar, no período universitário e após a conclusão do curso. Por isso é válida a reflexão e atenção ao tema.

Siga o nosso perfil e receba notificação!

https://www.instagram.com/p/Ch-nn9Aocgi/

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos