Higienização Ideal dos Gatos

Apesar de não precisarem do banho típico com água, sabonete e shampoo, os gatos necessitam de outros cuidados específicos relacionados à higiene que podem até facilitar o convívio do animal com seus donos.

A escovação do pelo diariamente é fundamental para que os pelos mortos sejam removidos. Isso evita que o gato faça a ingestão desses pelos. Assim, a formação de tricobezoar (bolas de pelo) não acontece e o animal fica menos propício a quadros de constipação (dificuldade em defecar) que podem acontecer devido ao acumulo de pelo no bolo fecal.

A higienização diária dos olhos com soro fisiológico também é importante para que qualquer secreção ocular seja removida.
Os persas, por exemplo, são animais de pelos longos que costumam ter bastante secreção ao redor dos olhos. Com essa limpeza, o animal fica até com melhor aparência.

CAIXINHA DE AREIA

É muito importante manter a caixa sanitária do bichano limpa já que eles costumam fazer suas necessidades fisiológicas no local higienizado.

“A micção ou a defecação só são feitas na caixinha de areia limpa. Se isso não ocorre, o animal segura. Ele faz a retenção urinária, se recusando a defecar e urinar na caixa suja. Isso pode acabar formando uma doença do trato urinário”

 

 

explica Monica Daiha, Médica Veterinária especialista em Clínica Médica e Cirúrgica de Felinos.

 

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos