Etologia – o estudo do comportamento animal é um mercado crescente na medicina veterinária, saiba mais

Etologia é uma área da zoologia responsável pelo estudo do comportamento animal.

Seus preceitos têm a ver com a Teoria da Evolução –  é a seleção natural das espécies através da capacidade de adaptação aos ambientes.

O estudo do comportamento começa com observação atenta e repetida de um animal em situações naturais é que se torna possível reconhecer comportamentos como esse e começar a ver como se relacionam com os estímulos ambientais.

 

Darwin, importante estudioso sobre a Teoria da EVolução, cada espécie têm seus padrões de comportamento e peculiaridades – e a etologia é a ciência que estuda o comportamento específico de cada espécie.
Este estudo é feito, sempre que possível, no ambiente natural para que os animais sintam-se livres e sem influências diferentes daquelas a quais são habituados em seu meio ambiente.

 

A etologia pode ser classificada como uma ciência interdisciplinar, uma vez que depende de fatores como a fisiologia, a ecologia e a psicologia, com o objetivo de compreender o comportamento dos animais, o relacionamento entre eles, grupos e famílias ou animais que vivem isoladamente. Observar as mudanças que ocorrem na natureza. Refletir sobre o comportamento dos animais com seres humanos e o avanço de pesquisas sobre o comportamento humano.

 

Esta é uma área que vêm sofrendo um desenvolvimento rápido e cada dia mais necessário já que o ambiente tem sofrido alterações frequentes e importantes –  efeito estufa, impacto no meio ambiente, poluição atmosférica, gases, combustíveis fósseios, aquecimento global do planeta, etc. Compreender a natureza, seus aspectos e os animais que a compõe é um diferencial competitivo no mercado veterinário.

 

Cursos com o objetivo de desenvolver profissionais capazes de compreender o comportamento etológico, causas de problemas comportamentais.

Saber identificar e tratar comportamentos de cães, gatos, cavalos e animais silvestres através de consultas.

 

A Qualittas oferece um atual curso de pós-graduação em Etologia com o objetivo de capacitar veterinários à melhoria e valorização da interação ser humano animal e ao desenvolvimento de projetos relacionados à educação de tutores na interação com o próprio animal. Propõe também o desenvolvimento de projetos didáticos realizados em escolas e através da relação criança animal estimular a empatia, o senso de responsabilidade e introduzir a criança no mundo animal, com o objetivo de evitar acidentes e mordidas.

 Público alvo:   Veterinários que atuam nas cínicas de pequenos animais e que desejam oferecer um serviço especializado no atendimento e bem estar de cães, gatos e dos animais exóticos tidos como companhia. .Veterinários autônomos que prestam assistência à criadores de cães e gatos. . Veterinários que trabalham com a clínica de eqüinos e atendem no jóquei clube, hípica e haras. . Veterinários dependentes públicos ou prestadores de serviço responsáveis pela gestão de canil e gatil públicos. . Veterinários que desejam aprofundar conhecimentos em comportamento animal e especializar se em Etologia Clínica.
Saia na frente do mercado veterinário, especialize-se!

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos