ENTREVISTA: O papel do veterinário no agronegócio

da redação

Trabalhos publicados na Universidade de Harvard em 1957 trouxeram pela primeira vez o termo “agribusiness” (agronegócios). Segundo os pesquisadores responsáveis, John Davis e Ray Goldberg, este novo conceito seria o conjunto de todas as operações e transaçoes envolvidas desde a fabricação e distribuição dos insumos e suprimentos agrícolas, das operações de produção das unidades agricolas até o processamento, armazenamento, distribuição e consumo dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles.

Quase 60 anos depois do anúncio deste novo termo, o agronegócio ganhou significativo espaço e reconhecimento mundial, fatores os quais criam a necessidade de profissionais devidamente qualificados, como Guilherme Vieira.

Graduado como médico veterinário, Vieira ingressou no ramo do agronegócio em 1992, quando assistiu ao primeiro grande evento de agribusiness em Esteio, no Rio Grande do Sul. A partir daí, passou a coordenar núcleos da área em faculdades e há dois anos trouxe este segmento ao Instituto Qualittas, em parceria com os diretores da instituição Francis Flosi e José Carlos Fêo.

Nossa redação conversou com Vieira, que falou sobre mercado de trabalho e a importancia do médico veterinário no ramo do agronegócio.

 

professor_guilherme_vieiraINSTITUTO QUALITTAS: Há espaço para o médico veterinário no segmento do agronegócio? Qual é o papel dele neste contexto?

GUILHERME VIEIRA: Não só tem espaço para o veterinário no agronegócio, como também sem o veterinário não tem agronegócio. Vamos tomar como exemplo o agronegócio do leite: os principais produtos comercializados pela cadeia produtiva do leite são os seus derivados, certo? Para que a indústria produza o iogurte, o queijo, a manteiga e o doce de leite é preciso ter leite. Para ter leite é preciso que a vaca esteja sadia, com um bom manejo sanitário, nutricional e reprodutivo, funções do médico veterinário. Na indústria, para que os produtos saiam com qualidade é necessário a inspeção higiênico-sanitário realizada pelo médico veterinário inspetor oficial. Na indústria que fornece insumos para a produção do leite, na fazenda como vacinas, medicamentos veterinários, inseminação artificial, rações e suplementos minerais, há necessidade da presença do veterinário. Nas lojas de produtos agropecuários, a orientação do veterinário é fundamental além da assistência técnica. O pet shop, ao contrário de que muita gente pensa, é agronegócio puro. Os dois principais produtos comercializados pelo pet shop – as rações e os sabões – dependem diretamente das cadeias produtivas do milho e soja e da cadeia bovina (sabão é produzido a partir do sebo bovino). Como se nota, no agronegócio das cadeias produtivas pecuárias a atuação do médico veterinário é de suma importância para o pleno funcionamento das cadeias produtivas.

 IQ:  Como o senhor vê a tendência da participação do veterinário neste nicho?

GV: O mundo mudou e, com esta mudança, as relações de trabalho se modificaram. O profissional veterinário que trabalha no campo não pode trabalhar pensando apenas em aplicar uma “injeção” ou praticar simplesmente a transferência de embrião. Este profissional deve ter a noção de custos, tratar sua atividade como negócio, pensando que o seu serviço praticado vai oferecer vantagens lucrativas para  o seu contratante. Quer ver um exemplo? Outro dia, após proferir uma palestra para produtores, um empresário-fazendeiro me procurou solicitando a indicação de um veterinário especializado em reprodução para implantar de maneira empresarial um serviço profissional em sua propriedade. O profissional deveria ter noções de custos e gestão, saber manejar planilhas, além de conhecimentos técnicos específicos. Enfim, ele necessita de um profissional que lhe ofereça resultados técnicos e econômicos. Vai ser uma tendência na produção animal. Os produtores estão se profissionalizando e, consequentemente, irão precisar de profissionais de ciências agrárias com noções de planejamento, gestão e outros conhecimentos como mercado, além, é claro, de balizados conhecimentos técnicos. O Colega que trabalha no pet shop ou revenda agropecuária que não tiver conhecimentos de gestão e planejamento está morto, o seu negócio precisa dar lucro. O agronegócio é profissionalismo e representa 1/3 do PIB brasileiro.

IQ:  O que o Instituto Qualittas e a Qualyagro oferecem de soluções para que o profissional possa se aperfeiçoar?

GV: A Qualittas e a Qualyagro lançaram diversas opções de cursos voltados para a gestão dos estabelecimentos onde o veterinário atua: cursos de curta duração em gestão do pet shop e da revenda agropecuária. Na produção animal tem especialização da produção pecuária de corte, leite, caprino-ovinocultura, avicultura e suinocultura, além de cursos de curta duração em gestão de haras, granjas de suínos e aves, confinamento de bovinos, piscicultura, tanto nas modalidades EAD e presencial. Em todos os cursos estão contemplados em seu conteúdo programático disciplinas como gestão de custos, empreendedorismo, planejamento empresarial, todas focadas nas novas tendências profissionais. Enfim, oferecemos diversas oportunidades para os colegas se aperfeiçoarem, e com isso oferecer o melhor serviço e consequentemente se inserir em um mercado competitivo que exige um alto grau de profissionalismo.

 

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos