Embrapa se posiciona sobre ovos orgânicos e convencionais

 O blog Ideias Verdes publicou, no dia 30 de outubro,  um texto sobre a diferença entre ovos convencionais e orgânicos.  O texto destacava a forma como as galinhas são criadas para produzir os ovos. A publicação contou com a colaboração da Humane Society International (HSI), organização mundial de proteção animal.A Embrapa considerou que a matéria não apresentou seu posicionamento, e por isso entrou em contato com o blog para levantar alguns pontos sobre o tema. As questões discutidas foram:

– A alimentação das aves alojadas em gaiolas é extremamente balanceada e, nutricionalmente, ovos oriundos desse tipo de criação não mostram qualquer diferença em sua composição nutritiva e, consequentemente, à saúde e nutrição do consumidor. 
– Pesquisas recentes indicam que não há diferença no conteúdo em macro-microminerais das porções comestíveis (gema e clara) comparando-se ovos convencionais e ovos orgânicos.
– O potencial de contaminação dos ovos por substâncias que apresentem perigo químico e/ou biológico, é maior em sistemas orgânicos/alternativos de produção de ovos.
– A cor da gema pode ser alterada conforme a alimentação das aves proporcione pigmentantes carotenóides. No mercado existem pigmentantes naturais utilizados na produção de ovos convencionais, com gema apresentando coloração desejável ao consumidor, dentro de uma escala colorimétrica, e que não difere dos ovos “orgânicos”.
Fonte: Super Interessante

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos