Dia Mundial da Medicina Veterinária: veja curiosidades dessa profissão

Dia Mundial da Medicina Veterinária é comemorado neste sábado (29). A data destaca o trabalho de salvamento de vidas animais realizado por médicos veterinários em todo o mundo. Segundo dados do MEC (Ministério da Educação), o Brasil é o país que mais forma esses profissionais em todo o planeta. 

Regulamentada no Brasil, em 1933, a Medicina Veterinária tem múltiplas especialidades, o que torna a profissão uma das principais na Saúde Única conceito que engloba a Saúde Humana, Saúde Animal e Saúde Ambiental. 

Ao cuidar dos animais e da qualidade e sanidade de alimentos de origem animal, como carne, ovos, leite, mel e seus derivados, os médicos veterinários também cuidam da saúde das pessoas. Os profissionais também estão na saúde pública, na vigilância às zoonoses e nos programas de saúde da família. 

Os médicos veterinários ainda atuam em favor do equilíbrio ambiental e da preservação das espécies, dessa forma, cuidando da saúde dos humanos e animais.
“A Medicina Veterinária tem mais de 80 áreas de atuação, que vai desde a origem do alimento até a vaquinha que está no pasto, assim como o gato e outras espécies de animais. É uma data importante porque é o dia que enaltece a profissão do médico- veterinário, que é um profissional completo, que atua em favor do equilíbrio ambiental e da preservação das espécies, dessa forma, cuidando da saúde dos humanos e animais”, explica a coordenadora pedagógica da Faculdade Qualittas, Dra. Ana Cristina Ramos Porto Mendes. 

INICIATIVAS PELO MUNDO 

Durante o Dia Mundial do Veterinário, várias iniciativas veterinárias acontecem em todo o mundo e cada uma delas visa aumentar a conscientização sobre o importante papel que os médicos veterinários desempenham na luta por um futuro muito mais sustentável para todos os animais, a sociedade e o meio ambiente. 

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos