Dia das Crianças: Convivência com animais gera muitos benefícios

O Brasil comemora hoje, dia 12, o Dia das Crianças e o que parece ser uma simples brincadeira entre uma criança e um animal de estimação pode ir muito além de carinho, pois os benefícios que a convivência traz são muitos e importantes.

De acordo com o médico veterinário e Presidente da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas (ABVET), Professor Francis Flosi, o convívio entre animal e criança, desde a tenra idade, faz muito bem e é extremamente importante para o desenvolvimento psíquico e motor dela, contribuindo para desenvolver habilidades sociais, como o respeito pelo outro, além de permitir que se sinta útil por poder ser cuidadora do animal. “Este estímulo é muito importante para o desenvolvimento humano, no entanto o sentimento de responsabilidade será despertado numa idade um pouco maior, em torno dos cinco anos em diante”, explica.

Durante o cuidado com o animal, algumas funções podem ser atribuídas à criança, o que tornará ainda mais prazeroso o convívio entre ambos, como trocar a água, colocar ração para o animal e acompanhar os passeios dele, por exemplo. Para isso, é sempre recomendável estipular atribuições de acordo com a idade da criança, bem como sob a supervisão dos pais ou de um adulto, que são os grandes responsáveis por incentivá-la a demonstrar carinho e respeito aos animais. “É através do exemplo que se consegue passar para a criança este sentimento que perdurará a vida toda”, complementa Professor Francis.

No caso de pais que estão em dúvida sobre qual animal pode ser a melhor companhia para o filho, os cães continuam sendo a primeira opção, devido ao histórico de domesticação que possuem, seguidos de gatos, aves, coelhos e roedores. Professor Francis orienta que, mesmo escolhendo o animal mais apropriado à criança e respectiva família, é importante delimitar espaços, tanto para que o animal respeite o espaço da criança, como também para que ela e a família respeitem o dele, evitando abusos da parte humana para que não haja excessos de brincadeiras e carinhos que gerem, consequentemente, reações adversas do animal.

E como o convívio entre criança e animal vai além de afagos, “é imprescindível enfatizar que tanto um quanto o outro precisam estar com a saúde em dia para que não tenhamos infecções cruzadas entre as espécies humana e animal”, diz Professor Francis. Portanto, visitas periódicas ao pediatra e ao veterinário são extremamente necessárias, além de cuidar da vacinação de ambos e vermifugações.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos