Como os animais veem o mundo?

Você já deve ter se perguntado como os nossos animais enxergam tudo a sua volta. O fato é que cada espécie tem uma visão diferente de mundo.

A simulação, desenvolvida por uma empresa francesa de design 3D sob a supervisão de um oftalmologista veterinário, mostra que ratos, por exemplo, têm um comprimento de visão muito curto, ou seja, ele só é capaz de focar objetos muito próximos. Por causa disso, qualquer objeto a mais de 15 cm de distância deles parece embaçado, e é por isso que ratos andam próximos a paredes: para se localizarem.

Já as águias veem mais detalhes do que nós, enquanto cachorros enxergam movimentos de maneira mais precisa, além de terem um campo de visão mais amplo.

O vídeo a seguir simula os pontos de vista de cinco bichos diferentes: gatos, cachorros, ratos, águias a abelhas. Dá uma olhadinha:

[youtube id=”rT3Iz5VA2eQ”]

Tradução do vídeo:

Visão da águia: as águias veem mais detalhes que os seres humanos. Elas enxergam melhor durante o dia e têm uma visão muito ruim à noite.

Visão do gato: gatos não enxergam cores e têm uma visão borrada das coisas, mas eles podem rastrear o movimento ao longo de um amplo campo de visão.

Visão do cão: cachorros e gatos têm visões semelhantes. Ambos veem melhor a noite, mas o campo de visão do cão é estreita.

Visão da abelha: os olhos compostos das abelhas lhe dão uma visão “pixelizada”. Elas enxergam tons de azul, verde e cores ultravioletas.

Visão do rato: ratos têm visões curtas. Só enxergam até 15 cm, depois disso, tudo é borrado. Eles não identificam cores, mas possuem uma boa visão noturna.

Com informações da Revista Galileu (online)

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos