Casos de quimerismo em animais são destaques nas redes sociais

Nome de origem grega, quimera é um ser composto por partes de diferentes animais – é um termo utilizado na biologia para se referir a indivíduos que apresentam células geneticamente diferentes, devido à fusão de células de dois ou mais embriões. Em termos simples, quimerismo é quando dois ou mais gêmeos se fundem e forma apenas um indivíduo, composto por células com DNAs diferentes. São extremamente raros.

O quimerismo é associado muitas vezes ao mosaicismo, um fenômeno biológico no qual o mesmo indivíduo também apresenta células geneticamente diferentes. Porém, o motivo para isso acontecer não é uma fusão de células de indivíduos diferentes como o quimerismo, mas sim uma modificação genética (mutações gênicas ou cromossômicas) de células que são de um mesmo ser.

Veja alguns casos famosos de quimerismo em animais, que receberam destaque nas redes sociais:

1) Gata Vênus que vive na Carolina do Norte (EUA). O animal possui três colorações diferentes, e seu rosto é dividido meio a meio entre o preto e o amarelo.

Gata-quimera

Gata-quimera1

Gata-quimera2

 

Fotos: reprodução/Facebook Amazing Chimera cat

2) Twinzy é um periquito quimera que ganhou repercussão por meio de uma publicação feita na própria página da gata Vênus. O animal possui metade do corpo azul e a outra metade verde.

Periquito-quimera

 

Foto: reprodução/Facebook Amazing Chimera cat

3) Uma lagosta recebeu o apelido de Halloween após ser encontrada ano passado por um pescador em de Massachusetts, nos EUA. O nome veio pelas duas cores que o animal é dividido, entre laranja e preto. O animal vive hoje no Aquário New England, em Boston.

Lagosta-quimera

Lagostaquimera1

Foto: New England Aquarium/Emily Bauernseind/AP
Com informações de Top Biologia

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos