Cães quebram monotonia e levam alegria a asilos
Morar num asilo, longe da família, não está nos planos de ninguém, mas, quando as circunstâncias levam a isso, há iniciativas que tornam mais divertida a vida nessas casas, como a presença de cães terapeutas.

terapeuta1

Melhorar a saúde (física, emocional e mental) dos idosos através dos benefícios terapêuticos da relação homem-animal é a proposta da ONG Inataa (Instituto Nacional de Ações e Terapia Assistida por Animais) desde 2008.

A cada mês são realizados 400 atendimentos em casas de longa permanência, e a participação dos cães é fundamental. “Temos atividade assistida por animais, fisioterapia assistida por animais e psicologia assistida por animais”, explica Cristiane Blanco, 38 anos, diretora de Terapia Assistida por Animais da organização.

“Na atividade, os idosos interagem livremente com os cães –afagam, conversam, brincam–; na fisioterapia, fazem exercícios com o auxílio dos cães e, na psicologia, realizam diversas atividades que estimulam funções cognitivas, percepção tátil e destreza motora”, completa.

Cristiane cita uma das pesquisas científicas que comprovam a eficácia dessa terapia. “Um estudo realizado pelo dr. J. S. J. Odeendal e colaboradores em 2001 mostra que, após um contato positivo de 15 a 20 minutos com um animal, pode ser observado um aumento de dopamina, serotonina, acetilcolina, endorfina e oxitocina no paciente, que são hormônios e neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e prazer.”

Segundo ela, “também foi observada a diminuição da adrenalina, com consequente controle da frequência cardíaca e pressão arterial, e diminuição do cortisol, hormônio relacionado ao estresse.”

terapeuta3

No dia a dia, a percepção também é positiva. Os profissionais que trabalham com os idosos relatam vários benefícios:

– Melhora da autoestima (os idosos se arrumam para receber a visita dos cães);

– Maior interação com o grupo (contam histórias de vida aos colegas, comentam o que sentem de especial na visita com os cães);

– Bom humor (há uma diminuição da agressividade e melhora em quadros depressivos);

– Resgate do sentimento de carinho e bem-estar através do contato físico com o cão;

– Redução no sentimento de isolamento (durante a interação, o idoso tem a oportunidade de acariciar, beijar, abraçar sem medo. Sentem-se aceitos e especiais com a afetividade demonstrada pelo animal durante a visita).

Hoje, 40 cães fazem o trabalho nos asilos, todos voluntários. A seleção depende do perfil do paciente e da capacitação necessária para a atividade. O dono do animal pode acompanhar as visitas, e o cachorro deve estar com boas condições de saúde, ser sociável com outros animais, gostar de pessoas e de ser tocado, além de ser adestrado.

Seu cãozinho é um sucesso por onde passa e você acha que ele tem vocação para ser terapeuta? Informe-se com a equipe da Inataa. Quem sabe ele entra para essa turma peluda que tem feito a diferença?

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade. 

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos