Cachorra que entende mais de mil palavras tem aulas de gramática

Uma cachorra que conhece mais de mil substantivos é craque em sintaxe e semântica. A história da border collie Chaser, de 9 anos, surpreendeu pesquisadores nos Estados Unidos que publicaram um artigo sobre a inteligência do animal.

Chaser construiu seu vocabulário com brinquedos, como bolas, bonecos e frisbees. Cada objeto tem suas próprias características — a cor, por exemplo — e um nome, que vai de “leopardo” a “Papai Noel”. O treinamento demorou três anos e tornou a cachorra tão inteligente quanto um bebê.

Inicialmente, a cachorra atendia a ordens simples. Seus donos a pediam para, entre centenas de objetos, “pegar o leopardo”. Ela então se aventurava na pilha de brinquedos até encontrar a peça que recebeu este nome.

O trabalho, hoje, é mais complexo. Além dos substantivos, Chaser lida com verbos, advérbios e preposições, conseguindo associar um objeto ao outro. Em um experimento, o “leopardo” e o “Papai Noel” foram colocados em cantos opostos de uma mesma sala. Os donos pediram: “levar leopardo a Papai Noel”. Ou, então, “levar Papai Noel a leopardo”. Chaser entende que a mudança de palavras em uma frase significa que seu dever é outro.

cadela

Assim como as crianças, Chaser tem a consciência de que as palavras podem se referir a objetos e de que nomes podem se referir a objetos únicos ou a categorias de peças. Em 24 testes descritos no estudo, a cachorra acertou 18 vezes (75%) as ordens.

Ela aprendeu a associar verbos e objetos e, com as aulas de gramática, além dos antigos treinos com vocabulário, Chaser consegue intuitivamente compreender frases. A habilidade da cachorra para entender e lembrar tantas palavras é uma clara evidência do potencial apresentado por alguns animais para a aprendizagem e compreensão da língua humana.

 Fonte: O Globo

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos