Brasil inicia vacinação contra febre aftosa

A vacinação contra a febre aftosa começou na última segunda-feira, dia 1º, e está disponível no Distrito Federal e em 22 estados brasileiros, sendo indispensável para garantir a sanidade do rebanho. Durante o mês de maio, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem como objetivo imunizar 198 milhões de bovinos e bubalinos, o que representa mais de 90% do rebanho do Brasil, que é de 217,5 milhões de cabeças.

Entre os meses de março e abril a imunização já havia começado em parte dos estados do Amazonas e do Pará, como também em Rondônia e Roraima e agora se estendeu às demais regiões do país. A vacinação acontece de forma diferenciada em quatro desses estados, Acre, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, pois imunizarão apenas animais com de até 24 meses nesta etapa, já nos demais estados a orientação é vacinar todos os animais.

Segundo a Associação dos Criadores do Mato Grosso (Acrimat), o estado não tem registro de febre aftosa em seu território nos últimos 20 anos e, agora, caminha para a obtenção do status sanitário de livre de aftosa sem vacinação, no entanto, para que isso ocorra, será necessário realizar ainda nove etapas da campanha de imunização para completar todos os requisitos estabelecidos pelas autoridades e eliminar qualquer possibilidade de circulação no vírus no território.

A proposta, de acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do MAPA, Guilherme Marques, é que os pecuaristas busquem maior cobertura vacinal possível para que o Brasil cumpra todas as ações previstas no Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). “A retirada gradual da vacina vai começar somente a partir de 2019. Até lá, todo o cronograma segue inalterado”, diz.

A campanha de vacinação segue por todo o mês de maio e os estados que devem vacinar os rebanhos são Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins, com exceção de Rondônia, que deve imunizar o rebanho até 15 de maio, uma vez que deu início à vacinação mais cedo, no dia 15 de abril.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos